Região

Publicado: Sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Livro "A História de Julieta Chaves" será lançado em Sorocaba

Obra é dos escritores Carlos C. Cavalheiro e Flávia Aguilera.

Crédito: Divulgação Livro "A História de Julieta Chaves" será lançado em Sorocaba
Lançamento do livro será realizado na Biblioteca Infantil de Sorocaba

O livro "A História de Julieta Chaves - A 'Santinha' de Sorocaba" resultado de dois anos de pesquisas, entrevistas e elaboração de texto de Carlos Carvalho Cavalheiro e Flávia Aguilera será lançado no dia 26 de agosto (sexta-feira), às 19h30, na Biblioteca Infantil de Sorocaba.

O livro conta a história de Julieta Chaves, uma menina que foi brutalmente assassinada em 1899, na cidade de Sorocaba, e cujo crime causou tamanha comoção na população da época. A história de Julieta Chaves repercutiu para além das fronteiras da cidade de Sorocaba e atingiu mesmo outros países, sendo notícia em periódicos como The Brazilian Review (publicado em inglês), Il Fanfulla (em italiano) e El Diario Español.

A obra é dividida em três partes: "A Vida", "O Crime" e "A Devoção". Na primeira parte, os autores tratam dos traços biográficos de Julieta. Esse foi o capítulo mais difícil de ser composto, pela escassez de informações e documentos. Para tanto, os autores contaram com pesquisas nos jornais antigos do acervo do Gabinete de Leitura Sorocaba, mas também do Acervo do jornal “O Estado de São Paulo”, pesquisas em livros dos cartórios e do cemitério da Saudade, além da consulta de livros e outras fontes. Além disso, contaram com o apoio e informações prestadas especialmente por Ricardo Chaves, sobrinho de Julieta Chaves. Apesar disso, há poucas informações sobre a vida de Julieta, já que ela viveu apenas até os sete anos de idade e, infelizmente, só ganhou notoriedade por conta de sua morte violenta.

A segunda parte há uma documentação relativamente farta, uma vez que a imprensa da época, sobretudo os jornais "O Estado de São Paulo" e o "XV de Novembro"(Sorocaba), publicou muitos detalhes na época do crime. A última parte traz a reapropriação da figura de Julieta por diversos segmentos religiosos: católicos, espíritas, umbandistas... Para tanto, os autores entrevistaram diversas pessoas, como o arcebispo Dom Eduardo Bene de Sales e o próprio Ricardo Chaves, médium espírita.

O livro, com 180 páginas, traz também anexos com reprodução das publicações principais sobre o crime, veiculadas à época em diversos jornais. O túmulo de Julieta Chaves é um dos mais visitados do Cemitério da Saudade, em Sorocaba, e até hoje há uma grande devoção a ela que tem fama de milagreira.

Com uma tiragem restrita de 100 exemplares, os autores acreditam que ainda assim essa publicação é importante para marcar e difundir a história de Julieta, já que o único livro escrito sobre ela - uma história romanceada - foi publicado na década de 1930 e hoje está praticamente esgotado, restando apenas dois exemplares conhecidos. O livro em questão tem por título “A Martyr Julieta” e foi publicado em 1934 por V. Nogueira Chaves.

Assina o prefácio do livro o jornalista Geraldo Bonadio. A apresentação foi feita pela também jornalista Juliana Simonetti e a orelha do livro pela professora Filomena Magda Racca.

Foram impressos 80 exemplares que serão disponibilizados para a venda. O valor do livro será de R$30,00.

Sobre os autores

Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História em Porto Feliz. Escritor, poeta e historiador, dedica-se também a pesquisas sobre cultura popular e folclore e à produção de vídeos. Esse é o 21º livro de sua autoria. É formado em História, Pedagogia e em Teologia. Atualmente, cursa o Mestrado em Educação na UFSCar, campus Sorocaba.

Flávia Aguilera é artista plástica e professora de Arte. Como artista, tem provocado a reflexão sobre a memória da cidade por meio de intervenções como exposições sobre Julieta Chaves, colagem de imagens de operárias nas proximidades da antiga vila operária “Santo Antonio” e a idealização de Feira de Artes no antigo “Beco do Inferno”.

Serviço:
Lançamento do livro "A História de Julieta Chaves - A ‘Santinha’ de Sorocaba"
Local: Biblioteca Infantil de Sorocaba
Endereço: Rua da Penha, nº 673, no Centro - Sorocaba/SP
Data: 26 de agosto (sexta-feira)
Horário: às 19h30
Preço do livro: R$30,00 

Comentários