Região

Publicado: Terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Indaiatuba promove mutirão de vacinação contra a febre amarela

Dez unidades de saúde estarão atendendo os interessados.

Crédito: Arquivo - Giuliano Miranda RIC/PMI Indaiatuba promove mutirão de vacinação contra a febre amarela
Para receber a vacina basta comparecer a uma das unidades de saúde portando carteira de vacinação, cartão SUS e um comprovante de endereço

No próximo sábado, dia 24 de fevereiro, a Prefeitura de Indaiatuba promoverá um mutirão para a imunização contra a febre amarela. Dez unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para atender a população interessada em receber a vacina contra a doença por livre demanda, independentemente de estarem ou não cadastrados nas unidades de saúde. São elas: UBS 4 e UBS 7 (Morada do Sol), PSF Parque Corolla, UBS 10 (Jardim Califórnia), PSF Parque Indaiá, UBS II (Cecap), UBS João Pioli, UBS 12 (Campo Bonito), PSF Jardim Itamaracá e Hospital Dia.

No início do mês, a pedido do prefeito Nilson Gaspar (PMDB), o deputado Rogério Nogueira (DEM) solicitou ao Governo do Estado um reforço no abastecimento das vacinas para Indaiatuba, que mais uma vez foi atendido. A Prefeitura de Indaiatuba recebeu na última sexta-feira, dia 16, um lote de 10 mil vacinas para imunização contra a febre amarela, que já foram repassadas para todos os postos de saúde do município, para que intensifiquem a vacinação das pessoas já cadastradas no decorrer desta semana. No início de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 5 mil doses e, desde dezembro de 2017, a somatória chega a 20 mil doses.

Para receber a vacina basta comparecer a uma das unidades de saúde portando carteira de vacinação, cartão SUS e um comprovante de endereço. As pessoas que vão viajar e precisam do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, também terão a oportunidade de emitir o documento neste sábado (24) no Hospital Dia das 8h às 17h. Basta fazer um pré-cadastro acessando o link: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/certificado.html.

Indaiatuba nunca registrou nenhum caso de febre amarela, em humanos ou macacos. Os três casos suspeitos notificados este ano foram descartados. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, vinculado à Secretaria de Saúde, aproximadamente 70% da população do município já está imunizada contra a doença.

Em Indaiatuba a vacina aplicada contra a febre amarela é em dose padrão (integral), ou seja, uma única dose oferece proteção contra a doença e não precisa ser renovada ou reforçada. Vale lembrar que a vacina contra a febre amarela é contra indicada para gestantes, puérperas que estejam amamentando, bebês com menos de seis meses, pessoas com baixa imunidade e portadores de doenças crônicas ou que estejam fazendo determinados tratamentos de saúde. Pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar uma autorização médica para receber a imunização.

Comentários