Região

Publicado: Terça-feira, 19 de maio de 2015

Indaiatuba Eco terá exposição do Museu do Mar de Santos

Mostra itinerante tem como tema "A Vida no Mar".

Crédito: Arquivo - SCS/PMI Indaiatuba Eco terá exposição do Museu do Mar de Santos
O evento itinerante já percorreu diversos Estados

A Expo-Museu do Mar será uma das atrações da terceira edição da exposição Indaiatuba Eco, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de maio. Este ano a exposição promovida pela Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente continuará nas futuras instalações do Parque da Criança, no Parque Ecológico. No dia 29, a Indaiatuba Eco será aberta exclusivamente para escolas que tiverem interesse em visitar as instalações com seus alunos. O evento abrirá as comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Essa exposição com o tema “A Vida no Mar” é um dos principais projetos mantidos pela Sociedade Museu do Mar. O evento itinerante já percorreu diversos Estados com o propósito de levar uma mostra do acervo biológico mantido pelo museu na cidade de Santos, litoral de São Paulo.

Voltada a estudantes de todos os níveis escolares e à comunidade em geral, a Expo-Museu do Mar têm despertado em seus visitantes o fascínio pelo mar, o interesse no conhecimento das questões relativas ao meio ambiente e a conscientização coletiva quanto à necessidade de preservação dos oceanos.

O objetivo é proporcionar o conhecimento dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior; fazer conhecer a importância ecológica dos principais ecossistemas costeiros; apresentar as diversas formas de poluição marinha que afligem os oceanos; promover, através da conscientização ecológica, a preservação da vida no mar, como forma de garantir a subsistência às futuras gerações.

A Expo-Museu do Mar é composta por 13 vitrines, com exposição dos principais grupos marinhos do Brasil e exterior, e uma vitrine com painel abordando o tema “Poluição Marinha”. Nela, estarão expostos os vários fatores que estão contribuindo para a degradação da flora e fauna marinhas e as cinco formas de poluição dos mares.

Também compõe a exposição painéis fotográficos; um Albatroz-viajeiro, medindo três metros de envergadura (a maior ave marinha do mundo); uma réplica em fibra de vidro das maxilas de um tubarão pré-histórico – o Carcharodon megalodon, extinto há 30 milhões de anos; uma réplica de um tubarão Anequim, e até um tanque de contato, com espécies marinhas vivas. A grande atração é o esqueleto de Baleia Minke, medindo 8,5 metros de comprimento.

Durante o período de permanência do evento, uma equipe de monitores apresentará sessões do teatro de fantoches “Mar não é lugar de lixo, mar é lugar de bicho”, direcionado ao público infantil, levando sempre uma mensagem ecológica de preservação ambiental.

Comentários