Região

Publicado: Quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Indaiatuba assina convênio para receber revezamento da Tocha Olímpica

Passagem na cidade deve acontece na véspera dos Jogos.

Indaiatuba assina convênio para receber revezamento da Tocha Olímpica
O desenho da tocha olímpica é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi

O prefeito Reinaldo Nogueira assinou nesta terça-feira, dia 15 de setembro, o convênio com o Governo Federal que confirma a participação de Indaiatuba entre as cerca de 300 cidades no Brasil que receberão o revezamento da Tocha Olímpica.

A jornada está prevista para começar em maio de 2016 em Brasília e irá durar de 90 a 100 dias, percorrendo todo o país e envolvendo em torno de 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha e passando de um para o outro a Chama Olímpica, acessa originalmente na Grécia.

Conforme destacou o prefeito durante coletiva de imprensa, a estimativa do Comitê Organizador Rio 2016 é de que a tocha passe por Indaiatuba já na véspera dos Jogos, seguindo depois para São Paulo, Vale do Paraíba e chegando finalmente ao Rio de Janeiro para a abertura oficial, no dia 5 de agosto. A data e o roteiro a ser percorrido no município ainda serão divulgados pelo comitê.

“É um grande orgulho para Indaiatuba receber um evento histórico como este que, tenho certeza, qualquer cidade do Brasil gostaria de sediar, mas apenas pouco mais de 300 municípios terão o privilégio de participar”, ressaltou o prefeito Reinaldo Nogueira.

Qualquer cidadão pode se candidatar a ser um condutor da tocha olímpica, cuja lista será escolhida em sua grande maioria pelos patrocinadores (Nissan, Coca-Cola e Bradesco), cabendo à cidade a indicação apenas de um pequeno número de representantes, que ainda não está definido.

“A Prefeitura terá um número muito pequeno e ainda não confirmado de indicados para passar ao comitê, e, neste caso, a escolha será feita com base em critérios previamente estabelecimentos e transparentes. Mas quem irá selecionar a grande maioria dos participantes serão, de fato, os patrocinadores”, disse o secretário de Esportes, Humberto Panzetti.

Os Jogos Olímpicos 2016 acontecem de 5 a 21 de agosto no Rio de Janeiro e devem reunir cerca de 10.500 atletas de 206 países, em 306 provas de 42 modalidades.

Comentários