Região

Publicado: Sexta-feira, 29 de abril de 2016

Indaiatuba anuncia 3ª edição da caminhada do "Maio Amarelo"

Evento ocorre dia 22 de maio, com largada às 9h.

Crédito: Eliandro Figueira - SCS/PMI Indaiatuba anuncia 3ª edição da caminhada do "Maio Amarelo"
Evento, que entra em sua terceira edição, faz parte das ações que o movimento Maio Amarelo realizará no município

O Observatório Nacional de Segurança Viária, responsável pela coordenação nacional do Movimento Maio Amarelo, anunciou na manhã de 27 de abril, a caminhada “Atenção pela Vida”, que será realizada no dia 22 de maio (domingo), com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba. A largada será em frente à prefeitura, a partir das 9h, com distribuição de camisetas e aula de Fit Dance. Os secretários de Obras e Vias Públicas, José Carlos Selone, e de Comunicação Social, Odair Gonçalves, também participaram da coletiva à imprensa promovida na sede do Observatório.

O evento, que entra em sua terceira edição, faz parte das ações que o movimento Maio Amarelo realizará no município. O Movimento foi iniciado em Indaiatuba em 2014, pelo Observatório, e se transformou em uma mobilização mundial da sociedade para construir um trânsito seguro para todos.

O diretor presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho, explicou que, como já aconteceu nas edições passadas, o passeio reuniu muito mais que pedestres e se transformou em um passeio da mobilidade, com a participação de ciclistas, motociclistas, jipeiros e vários outros clubes e associações. O percurso terá cerca de quatro quilômetros pelo entorno do Parque Ecológico.

Ramalho explica que a proposta dessa e de outras ações do Observatório é de chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade das pessoas pela segurança no trânsito. “Não é o carro que mata, a falha é da pessoa que conduz esse carro. Assumindo nossa responsabilidade assumiremos o compromisso de reduzir o número de acidentes no trânsito”, reforça.

A Prefeitura de Indaiatuba também já colocou nas ruas os outdoors educativos do Maio Amarelo. São 10 pontos estratégicos de divulgação com duas mensagens. Em uma das peças, o uso do celular, o cuidado com os pedestres e ciclistas e o respeito às leis de trânsito são lembrados, reforçando a necessidade de comportamentos seguros no trânsito. Na outra, o convite vai para toda a sociedade, com a frase: “Vamos nos mobilizar por um trânsito mais seguro”.

Os outdoors estão próximos ao Parque Ecológico, na Cecap, na avenida Conceição, Morada do Sol, entre outros pontos.

Durante a coletiva, a direção do Observatório também falou sobre o lançamento no mês de abril da campanha #EuSou+1 por um trânsito mais humano, que circula nas redes sociais e site do Maio Amarelo. As pessoas podem personalizar suas páginas da rede social, adotando o twibbon nas fotos de capa e de perfil, com esse slogan.

O Movimento

O Maio Amarelo é uma mobilização multissetorial, que envolve a iniciativa de pessoas, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada e órgãos de governo, para construir um trânsito seguro para todos.

Segundo sua assessoria, Indaiatuba é a “Cidade do Maio Amarelo”, porque lá surgiu o Movimento, em 2014, e que se espalhou pelo Brasil e por mais de 20 países dos cinco continentes.

De acordo com dados divulgados pelo Observatório, uma pessoa morre a cada 15 minutos, vítima de acidente de trânsito no país. Em 2014, foram 43.075 mortos no trânsito no Brasil. Esses são dados ainda preliminares, que revelam uma nova alta da mortalidade no trânsito no comparativo com 2013, com acréscimo de 2% nos dados anteriores.

As informações revelam que o país não tem conseguido seguir um caminho de redução das fatalidades nas vias e rodovias, conforme proposto pela ONU/OMS, com a instalação da Década de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011-2020.

Comentários