Região

Publicado: Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Grandes empresas apostam em Porto Feliz

Cidade está entre as dez que mais receberam investimentos.

Grandes empresas apostam em Porto Feliz
O município de Porto Feliz está entre as dez cidades que receberam os maiores investimentos de grandes empresas no Estado de São Paulo

O município de Porto Feliz está entre as dez cidades que receberam os maiores investimentos de grandes empresas no Estado de São Paulo no ano de 2011, de acordo com balanço feito pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo. No ranking, a cidade aparece inclusive à frente de grandes municípios da região como Jundiaí e também da região de Campinas, como Americana.

O investimento que colocou Porto Feliz em destaque pelo Investe São Paulo foi feito pela multinacional americana Cooper Power Systems, do setor eletroeletrônico, que irá investir R$ 40 milhões em Porto Feliz e prevê a geração de até 1.200 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito Cláudio Maffei, o resultado divulgado pela agência é fruto da política de desenvolvimento criada no município nos últimos anos, com foco na atração de novos investimentos, desde pequenos empreendedores até grandes empresas.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, João Carlos Esquerdo Junior, destaca outros empreendimentos instalados no município nos últimos anos. “Porto Feliz exerce um papel de destaque na região administrativa de Sorocaba e confirma seu grande potencial econômico e político para atração de empresas. Recebemos diversos novos empreendimento como, por exemplo, Aços Macom, Hotel Fasano, Shopping Porto Plaza, Viva Fruts Brasil, Aluer, Torata, Servon Rios, Winner Horse, Cerâmica Incerbras, Loca Espaço, Cotelav, Portal dos Bandeirantes II, Fazenda Boa Vista, Academia Traffic de Futebol, também tivemos o anúncio de novos investimentos da Lanxess, entre outros”, detalha Esquerdo.

“Desde o início de nosso governo em 2005, inúmeras empresas se beneficiaram com nossos incentivos fiscais. Somente nos últimos dois anos, mais de 100 empresas de pequeno e grande porte se instalaram em nosso município”, prossegue o secretário.

Atrativos

Fabricante de equipamentos de média e alta tensão, a Cooper Power Systems expandirá suas operações no Brasil com a nova unidade que será instalada em Porto Feliz. A compra da área localizada no km 125 da rodovia Marechal Candido Rondon foi efetivada no mês de dezembro.

O presidente da Investe SP, Luciano Santos Tavares de Almeida, destacou os atrativos da cidade para receber o empreendimento. “A cidade possui um conjunto de facilidades, desde logística para o escoamento da produção, até a disponibilidade de mão de obra qualificada na região. O apoio da prefeitura local também foi fundamental”, afirmou o presidente em nota divulgada no site da agência.

A Cooper Power Systems, que gerou receita de aproximadamente US$ 1,2 bilhão em 2010, é uma divisão da Cooper Industries. A empresa produz equipamentos elétricos, componentes e sistemas que fornecem energia elétrica para residências, indústrias, empresas e instituições.

Emprego

Em 2011, dados do Ministério do Trabalho mostraram que Porto Feliz ficou no topo do ranking dos municípios de pequeno e médio porte que aumentaram a oferta de emprego na região de Sorocaba. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, foram gerados 953 novos empregos com carteira assinada nos meses janeiro e maio de 2011 – um aumento de 9,3%. 

Comentários