Região

Publicado: Quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Fundação Pró-Memória de Indaiatuba integra 8ª Primavera dos Museus

Evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro dos Museus.

Crédito: Laís Fernandes - SCS-PMI Fundação Pró-Memória de Indaiatuba integra 8ª Primavera dos Museus
Museu Municipal Casarão Pau Preto

A Fundação Pró-Memória, que este ano fará parte da 8ª Primavera de Museus, inicia a sua participação no evento nacional com uma palestra do professor da USP e Diretor Técnico do Museu Paulista (Antigo Museu do Ipiranga), Dr. Paulo César Garcez Marins. O evento acontece no dia 20 de setembro (sábado), a partir das 14 horas, no Bosque do Saber, com entrada gratuita.

A palestra tratará sobre as várias identidades possíveis de um povo ou uma cidade e a necessidade de sua relação com espaços públicos da memória, como Museus, Arquivos e Patrimônios Edificados.

Palestrante

Paulo Garcez é professor doutor do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, docente do Programa de Pós-graduação em Museologia da USP, editor dos Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde janeiro de 2005. Atualmente é Chefe do Departamento de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da USP, Conselheiro do Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), no biênio 2013-2015 e membro do ICOM-Brasil.

Indaiatuba na Pprimaver dos Museus

Além da palestra de abertura, o Museu Municipal Casarão Pau Preto, custodiado pela Fundação Pró-Memória, participará nesta oitava edição da Primavera dos Museus com atividades ao longo de toda semana.

As oficinas de policromia (pintura em peças de gesso) e pintura em tela, que atraiu boa parte da população indaiatubana quando da inauguração do Casarão Pau Preto em abril, voltarão a ser dadas entre os dias 27 e 28 de setembro pelos artistas da Associação Marianense de Artistas Plásticos - AMAP Edney do Carmo e Geraldino Silva.

As inscrições serão abertas no dia 23 de setembro a partir das 9h e serão feitas apenas presencialmente no Casarão Pau Preto, mediante a entrega de senhas. Serão disponibilizadas 40 vagas para a oficina de policromia e 40 vagas para a oficina de pintura em tela,

No dia 24 de setembro às 20h30 minutos, no auditório da Tulha o Superintendente da Fundação Pró-Memória, Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus fará uma audiência pública sobre a construção do novo Plano Museológico do Museu Municipal Casarão Pau Preto. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Programação:

Dia 20/09: Palestra com Profº Dr. Paulo Garcez, professor e Diretor Técnico do Museu Paulista da Universidade de São Paulo – Local: Sala CINECO – Bosque do Saber – 14h

Dia 20/09: Aula da Escola do Patrimônio – Gestão de Conservação Preventiva de Acervos Móveis, Objetos Históricos e Artísticos com a Profª Rosaelena Scarpeline – Local: Tulha do Casarão Pau Preto.

Dia 24/09: Palestra com o superintendente da Fundação Pró-Memória, Dr. Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus – Local: Tulha do Casarão – 20h30 às 21h30.

Dias 23 e 24/09: Oficina de Fotografia (inscritos confirmados pelo email) – 19h às 20h.

Dias 27 e 28/09: Oficinas de Policromia e Pintura em Tela – 9h às 12h e das 14h às 17h (vagas limitadas) – Local: Casarão Pau Preto.

Dia 27/09: Aula da Escola do Patrimônio – Gestão de Conservação Preventiva de Acervos Móveis, Objetos Históricos e Artísticos – Profª Rosaelena Scarpeline.

Primavera dos Museus

O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus e acontece de 22 a 28 de setembro. Em 2014 são 761 museus e outras instituições culturais com uma programação especial de mais de 2.400 eventos, como exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filme, entre outros.

A Primavera de Museus vai mobilizar as instituições museológicas de todo o país, tem por tema a criatividade.

Ao propor o conceito de “museu criativo”, o Instituto Brasileiro de Museus elege-o como o principal estímulo à manutenção e ao desenvolvimento de cada museu, na exploração de sua capacidade de inovar-se, modernizar a gestão, diversificar iniciativas, ampliar a presença no território em que se acha inserido e atrair público.

Comentários