Região

Publicado: Segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Fundação Pró-Memória comemora aumento no número de visitantes

Casarão Pau Preto recebe 600 pessoas por mês em média.

Fundação Pró-Memória comemora aumento no número de visitantes
Aumento da procura do espaço deve-se também as inúmeras atividades ocorridas no local

Após um ano de meio da conclusão do restauro e abertura do Casarão Pau Preto a Fundação Pró-Memória comemora o aumento no número de visitantes. O superintendente da Fundação, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, afirma que o número de visitantes triplicou nos últimos 18 meses. “O número de visitantes que era uma base de duzentos por mês, mesmo na época que aqui abrigava a Biblioteca triplicou e recebe uma média de 600 pessoas por mês ou mais”, comemora.

Gustavo acredita que o aumento da procura do espaço deve-se também as inúmeras atividades ocorridas no local. “As visitas monitoradas para o público em geral são cada vez mais constantes, além de escolas, faculdades que agendam tal atividade, recebemos também grupos fechados e grupos turísticos de outras cidades”, revela.

"Aos finais de semana merece destaque um grupo de terceira idade, em média de 30 a 40 pessoas que vem da Capital para visitar a cidade e passam horas no Casarão, admirando o espaço e conhecendo a História da cidade por meio dos monitores’, completa. Além disso, o clima agradável do bosque depois de reestruturado está sendo um importante espaço de sociabilidade de famílias e grupos interessados em se encontrar para fazer piquenique, estudar e relaxar.

Isso sem falar das diversas atividades como a Escola do Patrimônio, curso de Fotografia, oficinas de desenho, o projeto Memórias Indaiatubanas, Projeto Passeios da Memória e Sarau Literário, estes últimos em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, respectivamente.

Na opinião do superintendente da Fundação, o aumento do número de visitantes possibilitou que pudesse trazer para o Museu exposições que nunca tinham vindo para a cidade, como por exemplo da Arquitetura do Estado de São Paulo do Museu Republicano da USP. “Que está tendo uma ótima recepção da comunidade, audições da Camerata e grupos de Teatro”, revela. Gustavo acredita que a readequação do espaço e o ótimo resultado do restauro teve um papel fundamental em tal mudança, tornando o casarão um lugar ainda mais agradável e com uma maior infraestrutura.

Comentários