Região

Publicado: Sábado, 20 de dezembro de 2014

Fruto de cactácea provoca cor rosa no rio Jundiaí em Salto

Análise é de Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente.

Fruto de cactácea provoca cor rosa no rio Jundiaí em Salto
Milhares de frutos de coloração rosa foram encontrados em cactáceas

Em vistoria nas margens do Rio Jundiaí, na manhã de 19 de dezembro, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Estância Turística de Salto detectaram que a coloração rosa do Rio Jundiaí é provocada por uma planta. Milhares de frutos de coloração rosa foram encontrados em cactáceas que ficam presas nos troncos de árvores que margeiam o Rio.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, João De Conti Neto, testes foram feitos com frutos coletados no local. “Como esta é uma espécie que tem sua dispersão autocórica (por explosão) de sementes, o líquido rosa acaba tingindo as pedras e a água do Rio”, explica. “A substância liberada pela explosão é viscosa, pegajosa e acaba provocando a espuma rosa na queda do rio quando junta-se à carga orgânica da água”, completa.

Esta foi a terceira vistoria feita por técnicos da Secretaria nas margens do Jundiaí desde a primeira ocorrência de espuma rosa, em 4/12. “Fizemos buscas de possíveis pontos de descarte que pudessem ser a causa do problema, porém não foi encontrado nada”, relata João. “Então resolvemos partir para a busca concentrada no local onde formava-se a espuma e acabamos descobrindo que a causa é biológica”, completa.

Acionada pela Prefeitura, a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) chegou a fazer vistorias em empresas da região e não encontrou problemas. Amostras de água e espuma chegaram a ser coletadas pela Companhia no local, porém os laudos ainda não foram emitidos.

“O fato de ser um fenômeno biológico nos explica, inclusive, o fato de o aparecimento da espuma ser uma ocorrência periódica, em épocas específicas”, explica João De Conti Neto. “Pelo menos nesse caso podemos agora descartar qualquer tipo de suspeita mais grave envolvendo produtos químicos”, conclui.

Comentários