Região

Publicado: Sexta-feira, 22 de maio de 2015

Filme "Delírios de um cinemaníaco" será exibido neste sábado

Sessão gratuita acontece no Beco da Memória.

Filme "Delírios de um cinemaníaco
O filme é baseado no livro autobiográfico "Memórias com meu cinema" de José de Oliveira

A Prefeitura de Salto, através do Projeto “Cine Beco”, exibirá gratuitamente neste sábado, dia 23 de maio, às 18h30, o filme brasileiro “Delírios de um cinemaníaco”, no Beco da Memória, no Bairro da Barra. Durante a exibição, será servida pipoca gratuitamente ao público.

Baseado no livro autobiográfico “Memórias com meu cinema” de José de Oliveira, mais conhecido como Zé Pintor, um dos pioneiros na atividade cinematográfica em São Carlos (SP) e autor de diversos filmes que, além de contar histórias, promoviam a aproximação da sociedade são-carlense junto ao mundo do cinema.

“Uma vez que Zé Pintor produzia seus filmes de forma independente e utilizava como atores amigos e pessoas próximas a ele”, conta o coordenador do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, Rafael Barbi.

Ele explica que além dos roteiros, Zé Pintor selecionava e dirigia os atores, montava cenários, criava o maquinário e maquetes, definia os enquadramentos, monta a luz, focava suas imagens e realizava a pós-produção, revelação, montagem e cópias do filme.

Rafael destaca que a iniciativa da exibição é levar cinema de qualidade, com produções independentes para o grande público. “É uma forma de democratizar o acesso a essas produções brasileiras, de grande riqueza estética e técnica”, explica.

Comentários