Região

Publicado: Sexta-feira, 29 de maio de 2015

Fiec adquire mais sete peças para Museu Ferroviário

Acervo já soma 454 peças.

Fiec adquire mais sete peças para Museu Ferroviário
Peça de museu de Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), adquiriu em doação sete novas peças para o acervo do Museu Ferroviário de Indaiatuba. São objetos devidamente restaurados, catalogados e incorporados ao acervo que somam 454 peças.

As novas aquisições são:

1) Banco de madeira de carro de passageiros da Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus fabricado na década de 1930;

2) Balança manual Howe com ano de fabricação de 1927;

3) Maleiro de madeira do carro de passageiros;

4) Balança manual Filizola do ano de 1943;

5) Mala de viagem em couro fabricada em 1912;

6) Luminária de metal da cidade de São Paulo antiga;

7) Quadro de 1,40 x 0,70 da Estação da Luz.

As restaurações dos objetos em madeira foram realizadas por Willian Lopes de Miranda, que colaborou voluntariamente com seu trabalho artístico na recuperação das peças.

A Fiec administra e incentiva a cultura oferecendo a visitação gratuita ao Museu Ferroviário, considerado um dos mais importantes pontos históricos de Indaiatuba. Segundo o coordenador Jose Henrique Dercole, o Museu foi aberto com um aglomerado de 40 peças.

No cotidiano da cidade, o espaço é usufruído pela população durante todo o ano, com aulas gratuitas de pintura em tela, tecido e artesanato, que fazem parte do programa Fiec e a Comunidade. As tradicionais festas de São João na Estação, que nesta edição será nos dias 19, 20 e 21 de junho, e Natal na Estação são eventos que acontecem anualmente no Museu Ferroviário.

Comentários