Região

Publicado: Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Festival do Minuto será exibido no Pavilhão das Artes no domingo

Edição deste ano tem como tema a água.

Festival do Minuto será exibido no Pavilhão das Artes no domingo
O Minuto Móvel irá exibir os curta-metragens para os saltenses

O mini-caminhão Minuto Móvel traz para Salto o Festival do Minuto, que será exibido neste domingo, 1° de março, das 10 às 17 horas, no Pavilhão das Artes. Com o tema “Água”, as apresentações dos 25 vídeos de um minuto ocorrem de hora em hora.

Segundo os organizadores do Festival, a ideia é que o projeto chame a atenção para o assunto abordado nos vídeos e que também está estampado no próprio caminhão através da arte e cultura. Os vídeos são de produtores nacionais e internacionais, selecionados pela curadoria do festival.

O mini-caminhão irá percorrer a capital e o interior de São Paulo durante 44 dias, realizando exibições em praças, escolas públicas e parques. A difusão dos vídeos do acervo do Festival pretende encorajar e convidar o público a produzir vídeos, passando de espectadores a realizadores.

Os organizadores enfatizam ainda que o Festival do Minuto é democrático e aceita indistintamente trabalhos de amadores e profissionais, sendo o maior critério de avaliação, a ideia por trás do vídeo. Ações como o Minuto Móvel ajudam a descentralizar a produção dos grandes centros urbanos. Hoje o Festival do Minuto é um dos festivais que mais recebe trabalhos de cidades do interior, seja do estado de São Paulo ou de todo o Brasil.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, considerado o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. A partir do final de 2007, tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro.

O Festival do Minuto é uma das marcas culturais mais conhecidas do país e um grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. O acervo de Minutos inclui vídeos de inúmeros cineastas hoje conhecidos. Diretores como Fernando Meirelles (“Cidade de Deus”, “O Jardineiro Fiel”), Beto Brant (“O Invasor”) e Tata Amaral (“Um Céu de Estrelas”, “Antônia”) foram alguns dos cineastas que já enviaram seus vídeos. 

Comentários