Região

Publicado: Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Festival Agosto das Artes traz diversas novidades na edição deste ano

Confira a programação completa!

Crédito: Arquivo - Eliandro Figueira - SCS/PMI Festival Agosto das Artes traz diversas novidades na edição deste ano
Mostras e exposições são destaque no Agosto das Artes

O Festival Agosto das Artes, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura para fomentar o interesse da população pelas artes plásticas em todas as suas manifestações, traz este ano uma série de novidades, a começar pela definição da programação.

Nesta edição, a Secretaria contou com a ampla participação dos artistas da cidade, que desenvolveram e propuseram em grupo projetos que gostariam de viabilizar no festival. Foi eleito ainda um tema central, Caminhos para a Paz, em alusão aos 70 anos do final da Segunda Guerra Mundial completados em 2015, que permeará as principais iniciativas.

Entre os destaques, no dia 16 de agosto, a partir das 9 horas, saindo da Prefeitura Municipal, haverá a Caminhada pela Paz até o Parque Temático, onde serão instaladas bandeiras pintadas pelos alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e da rede municipal de ensino.

Já a partir do próximo dia 5, às 19 horas, será possível visitar quatro diferentes exposições no Centro de Convenções Aydil Bonachella, entre elas o 1º Salão de Artes Visuais, com trabalhos de artistas indaiatubanos nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental. Todas as atividades são gratuitas e englobam também oficinas e seminário.

Confira a programação:

Dia 5 – quarta-feira – 19h – Centro de Convenções Aydil Bonachella – abertura de exposições

> 1º Salão de Artes Visuais

Exposição de trabalhos de artistas de Indaiatuba nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental.

> Exposição de Fotografias

Mostra de imagens produzidas pelos membros do Foto Clube de Indaiatuba, inspiradas no tema Caminhos da Paz.

> Exposição Turma do Gabi 40 anos

A exposição comemorativa da obra Turma do Gabi, do cartunista e escritor Moacir Torres, percorre o Brasil em 2015. Moacir Torres reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura, em 1974. Trabalhou como arte finalista para o Ed. Abril e ilustrou o suplemento “Diário Criança”, no Diário Popular de São Paulo, por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou Revistas em Quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.

> Mostra Coletiva de Artes Visuais

Exposição de obras dos artistas plásticos Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira.

Após a inauguração, todas as exposições poderão ser visitadas de segunda a sexta das 9h às 17h até dia 31 de agosto.

Dia 8 – sábado – 9h às 12h – Praça Dom Pedro II e dia 16 – domingo – 10h às 12h - Parque Temático

> Intervenção artística com o Coletivo Áscua

Instalação composta por quatro obras do Coletivo Áscua, integrado pelas artistas Beatriz do Amaral, Kênia D´Ângelo e Livar – Liliana Del Valle Arévalo: “Estratégias da Paz” - a obra é formada por duas estruturas separadas, cada uma com dois conjuntos de jogos para que duas pessoas, de qualquer idade, possam interagir brincando ao mesmo tempo. Cada conjunto de jogo é formado por tubos onde se encontram imagens com símbolos de Paz e outras que remetem a conflitos. O público jogará em cada conjunto para descobrir depois a solução proposta, que é a Paz, sendo induzido a refletir de que é este o objetivo que devemos buscar; “Etéreo” - instalação itinerante, é composto de um jardim de tulipas brancas, com a proposta de que a Paz, mesmo que possa parecer inalcançável, continua sendo o maior desejo reivindicado por todos. Esta instalação pela sua beleza, fragilidade e simbolismo remeterá ao desejo reivindicado de Paz. A instalação das tulipas formarão desenhos sobre o desejo coletivo de paz; “Marelle” - É o nome original francês do tradicional jogo da Amarelinha. Obra Interativa composta de dois jogos de amarelinha com a proposta de que a Paz sempre se sobrepõe sobre qualquer violência e conflito; “Meditação” – obra que traz um ambiente confortável com edredons, travesseiros e imagens que promovem o relaxamento, uma das forma de se obter a paz interior.

Dia 16 – domingo – 9h – Prefeitura Municipal

> Caminhada da Paz

Caminhada em direção ao Parque Temático em que os alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e da rede municipal de ensino portarão bandeiras previamente produzidas em oficinas, com o tema Paz, que serão fincadas em instalação especial ao final do evento. As bandeiras reunidas, denominadas “sonhos de paz”, formarão o símbolo internacional da paz e ficarão no local até o dia 22, quando serão levadas para os jardins do Centro de Convenções Aydil Bonachella, que abrigará o último evento do festival no dia 23.

Dia 23 – domingo – 10h – Centro de Convenções Aydil Bonachella

> Seminário Vertentes da Paz

Evento de encerramento do Agosto das Artes, com a coordenação de Celso Falaschi e Mônica Kimura, com participação de palestrantes e do Coral da Associação Brasil SGI (BSGI). Palestras: “Proposta de paz para a ONU 2015 de Daisaku Ikeda – Compromisso de todos com um mundo mais humano”, Resiliência e Paz” com a educadora Tânia Sakuma, “Paz e Sustentabilidade” com o biólogo Ricardo Mello, “Paz e Direitos Humanos” com a advogada Hilda Fuji. Apresentações do Coral Filarmônico Ikeda, Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme “Um Outro Modo de Ver as Coisas”.

Oficinas Agosto das Artes – inscrições abertas e vagas limitadas

Oficina de fotografia, arte contemporânea e criatividade, com Livar, Maria do Céu Lopes e Beatriz Amaral

Participantes a partir de 16 anos.

Dias 22 e 29 de agosto no Centro Cultural Wanderley Peres das 14h às 18h.

Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.

Oficina Processo de Criação, com Anna Pellizari

Participantes a partir de 16 anos.

Dias 6, 13, 20 e 27 de agosto no Novo Centro

Comentários