Região

Publicado: Quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Exposições gratuitas poderão ser apreciadas em Salto neste mês

Museu e Sala Palma de Ouro recebem as mostras.

Crédito: Carol Schiavone Exposições gratuitas poderão ser apreciadas em Salto neste mês
Mostra de Evandro Schiavone pode ser vista no saguão da Sala Palma de Ouro

Poderão ser vistas neste mês de setembro, gratuitamente, em Salto, duas exposições. No Museu Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”, estará disponível até o dia 17 de outubro a mostra “Lugares da Memória”, uma realização do Memorial da Resistência do Estado de São Paulo e do Programa de Apoio às Ações do Sistema Estadual de Museus (SISEM).

Integrante do Programa Lugares da Memória, a exposição tem como objetivo envolver os distintos atores sociais da cidade para a construção coletiva do conhecimento sobre os lugares de memória da resistência e da repressão políticas do estado de São Paulo. Para isso, desenvolverá diversas ações, tais como pesquisa e inventário sobre esses lugares, coleta de testemunhos, ação educativa e ação cultural.

Originalmente, a mostra tinha como previsão de término o dia 29 de agosto, porém após tratativas com a direção do Memorial da Resistência de São Paulo, o Museu da Cidade de Salto conseguiu a extensão do período. Um dos motivos para essa conquista foi o fato de ter atraído um bom número de visitantes durante o período em cartaz. Do dia 29 de maio até o dia 30 de agosto, portanto três meses, trouxe um total de 1896 visitantes, alcançando uma importante média de 632 visitantes/mês, se colocando como a segunda exposição em termos de público na história do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”.

Já no saguão da Sala Palma de Ouro do Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”, estará disponível, de 14 a 30 de setembro, a exposição do artista pintor Evandro Schiavone, que transforma cores a óleo em sensações e sentimentos estampados em tela.

Desenhista habilidoso, com um estilo inconfundível, mistura formas, signos, representando materiais e texturas, brincando com luz e sombra, reflexos e transparências, compondo com objetos do passado e presente e sempre com uma pitada de um sutil humor, transformando brincadeira em coisa séria, e fazendo um misto de realismo com muita fantasia, retratando os mais variados temas de uma maneira descontraída, mas com sofisticação.

Visitação

Os horários de visitação das exposições são os seguintes:

“Lugares da Memória” – de terça a domingo, das 9h às 17h;

“Evandro Schiavone” – de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, e aos finais de semana próximo aos horários de espetáculos.

Serviço:
Museu Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”
Rua José Galvão, 104 – Centro
Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”
Rua Prudente de Moraes, 580 – Centro

Comentários