Região

Publicado: Sábado, 20 de dezembro de 2014

Exposição "Sinais - Heranças e Andanças" ocorre em Tatuí

Museu da Cidade de Salto participa da mostra.

Crédito: AI Salto / Secretaria da Cultura Exposição "Sinais - Heranças e Andanças" ocorre em Tatuí
A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições participantes e instalações representando locais e marcos de memória

Desde o dia 16 de dezembro, o Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” participa da mostra “Sinais - Heranças e Andanças”, que acontece no Museu Paulo Setúbal, localizado na Praça Manoel Guedes, nº 98, no Centro de Tatuí. Com entrada gratuita a visitação acontece até 1º de março de 2015, de terça a domingo, das 9h às 17h.

Essa exposição é resultado de um projeto de curadoria coletiva, uma iniciativa pioneira do Programa de Modernização dos Museus Paulistas, iniciado em julho de 2014, por meio da parceria do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), ambas instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições participantes e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva teve a participação de museus de oito cidades da região sudoeste paulista e a parceria da produtora cultural Homens de Saia. Participaram da ação os municípios de Botucatu, Itapeva, Tatuí, Pratânia, Piraju, São Manoel, Votorantim e Salto. Depois da exposição em Tatuí, ao longo de 2015, a itinerância segue por todos os municípios participantes.

A exposição evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais.

Outras informações pelo telefone (15) 3251-4969 ou no site sisemsp.com.br.

A participação do Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso”

Participaram do projeto o coordenador do Museu da Cidade, Rafael Barbi e a historiadora da instituição Gabriela Pontin Novaes. O projeto consistiu em dez encontros na cidade de Tatuí, além de visitas técnicas em museus da capital, onde foram abordados diversos temas acerca da montagem de uma exposição, trabalho com o público, recorte curatorial, expografia e produção cultural.

O Museu da Cidade cedeu objetos de seu acervo para compor a exposição, dentro de uma proposta de discussão e ressignificação dos objetos que compõem os acervos dos Museus da região.

A mostra “Sinais – Heranças e Andanças” estará em Salto a partir do dia 15 de março de 2015, na Sala Giuseppe Verdi, e ficará aberta à visitação até dia 15 de maio de 2015.

Serviço
Exposição “Sinais - Heranças e Andanças”
Período: 16/12/2014 a 1/3/2015
Local: Museu Paulo Setúbal (Praça Manoel Guedes, nº 98, no Centro – Tatuí/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h

Comentários