Região

Publicado: Quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Exposição "Seres" segue até o dia 12 de fevereiro em Sorocaba

Mostra poderá ser vista na Galeria Scarpa.

Crédito: Emerson Ferraz Exposição "Seres" segue até o dia 12 de fevereiro em Sorocaba
As obras são pinturas de pessoas, mas de uma forma diferente, "vistas com outros olhos"

A exposição "Seres", da artista plástica Rose Rodrigues, poderá ser vista até o dia 12 de fevereiro (sexta-feira), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Galeria Scarpa em Sorocaba. A entrada é gratuita.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a exposição conta com 20 quadros de pintura sobre tela, compostas por fragmentos de rocha e minerais de origem vulcânica do Monte Vesúvio, vulcão localizado no Golfo de Nápoles, na Itália. A ideia da artista é propor uma reflexão sobre o ser humano, seu comportamento e individualidade.

Segundo Rose Rodrigues, a técnica utilizada para compor as obras é fruto de uma recente experimentação que começou na Itália, quando o grande interesse que ela tinha por geologia a conduziu a esse material.

"Transformar em arte algo que a natureza plasmou é, sem dúvida, sentir-se parte integrante desse processo, o que me convence que a vida é reinventar-se em uma contínua transformação", declara a artista.

Os fragmentos utilizados são provenientes de várias atividades vulcânicas do Vesúvio, ocorridas no período de 39.000 anos atrás até 1944, data da última explosão, afirma Rose.

As obras são pinturas de pessoas, mas de uma forma diferente, "vistas com outros olhos". Algumas sem rosto, sem braços. Isso, segundo a artista, é para expressar que devemos olhar para os outros e enxergar o que há no interior, sem se prender à estética.

Entre as obras, o visitante poderá ver o quadro "IL’ pianto Azurro" (O choro Azul), "IL Fossile" (O Fóssil), "IL Ritorno" (O Retorno), "L ‘intruso" (O Intruso), "Il Pozzo Dei Disperati" (O poço dos desesperados), entre outros. Após o fim da exposição, as telas estarão à venda e os interessados deverão entrar em contato com a artista pelo telefone (15) 99811-0207.

Sobre a artista

A sorocabana Rose Rodrigues fez academia de artes na Itália e tem como uma de suas inspirações fotos antigas de lugares, família e amigos. Suas obras propõem a introspecção.

Serviço:

Exposição "Seres"
Local: Galeria Scarpa
Endereço: Rua Souza Pereira, nº 448, no Centro - Sorocaba/SP
Data: até 12 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: das 9h às 16h

Comentários