Região

Publicado: Terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Exposição no Museu da Cidade retrata patrimônio imaterial de Campinas

Mostra segue e 10 de janeiro a 30 de março.

Os valores culturais e imateriais do povo são retratados na exposição “Da identidade à memória: cultura imaterial no Museu da Cidade”, organizada pelo Museu da Cidade, da Secretaria Municipal de Cultura, a partir do dia 10 de janeiro, sábado, às 10h, na Sala Museu da Cidade, que fica na Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. A exposição segue até o dia 30 de março, com entrada gratuita.

São 18 paineis com fotos coloridas e vivazes, de Fabiana Ribeiro, com registros de movimentos e cores do que é considerado patrimônio imaterial como tradições populares, entre elas capoeira, jongo e Folia de Reis.

As imagens retratam a expressão e a força da cultura popular e são acompanhadas por textos com a história e a importância dessas tradições na vida do povo. 

A capoeira e o jongo, por exemplo, já foram até tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Culltural de Campinas (Condepacc), como patrimônio imaterial. A exposição conta com parcerias da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Ponto de Cultura Ibaô e o grupo Urucungos, Puítas e Quijengues. 

Uma das atribuições do Museu da Cidade, além de guardar um rico acervo histórico de objetos da cidade, é valorizar o patrimônio imaterial da região. A atuação dos profissionais do Museu é mediar e articular parcerias para salvaguarda dessas tradições. 

SERVIÇO

Exposição “Da identidade à memória: cultura imaterial no Museu da Cidade”

Abertura: 10 de janeiro (sábado), às 10h

Período: até 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Local: Sala Museu da Cidade da Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”.

Comentários