Região

Publicado: Sexta-feira, 29 de maio de 2015

Exposição em Salto reúne obras do artista Rodrigo Schiavoni

Mostra pode ser vista na Sala Palma de Ouro.

Exposição em Salto reúne obras do artista Rodrigo Schiavoni
"Bixigão" ao lado de uma de suas obras

O foyer da Sala Palma de Ouro, no Centro de Educação e Cultura (CEC) “Anselmo Duarte” (Rua Prudente de Moraes, nº 580, Centro), recebe a exposição “Caricarte – A arte da Caricatura”, a partir do dia 1º de junho. A entrada é franca.

Na mostra, que ficará no local até dia 30 de junho, o artista plástico saltense Rodrigo Schiavoni “Bixigão” faz uma coletânea de obras ao longo de sua carreira. Utilizando a técnica do óleo sobre tela, ele desenvolveu um estilo próprio para retratar e caricaturar. Os temas abordados pelo artista são personalidades da música e do cinema.

A palavra caricatura vem do italiano “Caricare” que significa carregar/exagerar. A expressão surgiu pela primeira vez em 1646, devido as obras de Agostino Carracci, pintor italiano. A caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma divertida, sempre com muito humor.

O artista

Rodrigo Schiavoni é formado em Publicidade e Propaganda pelo CEUNSP. Começou a estudar desenho artístico desde cedo e logo se apaixonou por anatomia facial e expressões. Em 2000, inaugurou o “Bixigão Atelier”, na cidade, onde leciona artes plásticas e comercializa suas obras.

Foi premiado nos diversos salões de humor do país, como as duas edições consecutivas do Mapa Cultural Paulista (2009/2010 e 2011/2012). Desde 2009 ilustra para a coluna “Aspas” da revista “Seleções” (Reader’s Digest). Esteve caricaturando a bordo do navio Armonia, Cruzeiro Temático ARTMAR MSC, um dos maiores eventos de artes da América do Sul, que percorreu a Argentina e o Uruguai.

Logo em seguida, a bordo do cruzeiro temático de Humor, que percorreu todo o nordeste brasileiro. Em 2012, 2013 e 2014 esteve com uma exposição de caricaturas em óleo sobre tela na Mega Artesanal, a maior feira de Arte e Artesanato da América Latina e na Feira Arte nas Gerais em Belo Horizonte (MG).

Comentários