Região

Publicado: Terça-feira, 3 de novembro de 2015

Eventos relacionados à Consciência Negra são promovidos em Salto

Exposição "Mulheres Bordadas" abre as comemorações.

Crédito: divulgação/AI Salto Eventos relacionados à Consciência Negra são promovidos em Salto
Espetáculo de dança "Vela pra qualquer Santo"

Durante o mês de novembro, diversos eventos relacionados à Consciência Negra serão promovidos pela Prefeitura da Estância Turística de Salto.

Com organização da Secretaria de Ação Social e Cidadania - Coordenadoria da Igualdade Racial, o primeiro evento que abre oficialmente as comemorações será a exposição “Mulheres Bordadas - Fios do Passado”, que poderá ser vista de 3 a 30 de novembro, no saguão da Sala Palma de Ouro.

Esta mostra é realizada em parceria com o Grupo de Mulheres Negras Nyota de Salto e com a fotógrafa Pola Fernandez. Junto a exposição será exibido o documentário realizado durante todo o processo pela Cineasta Lilian Solá Santiago.

No mesmo dia da abertura, às 17h haverá também na Sala Palma de Ouro, a apresentação do Coral Vozes Afro de Salto.

Já no dia 4 de novembro (quarta-feira), das 9 às 20h será promovido no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus de Salto, o projeto “Atavos”, que resgata a memória e a cultura negra através de registro fotográfico feito no século XIX e de registros recentes de mulheres com mais de 50 anos. Este projeto também é feito em parceria com a fotógrafa Pola Fernandez.

Todos os eventos têm entrada gratuita, porém para os dias 14, 15 e 20 de novembro deverão ser retirados os ingressos antecipadamente, uma hora antes de cada espetáculo.

Confira a programação de outros eventos durante o mês de novembro:

Dia 11 de novembro, quarta-feira - 19h
Espetáculo teatral “ColereAfro - Faríamos Tudo Outra Vez Se Preciso do Fosse”, com os alunos do IFSP no Campus de Salto, na Sala Giuseppe Verdi.

Dia 14 de novembro, sábado - 19h30
“África em Nós”. Noite artística que tem por intuito mostrar a arte negra e suas vertentes. Apresentação do espetáculo de dança “Vela pra qualquer Santo”, da Faces Ocultas Cia de Danças, na Sala Palma de Ouro.

Dia 15 de novembro, domingo - 19h30
“Beleza + 50”. Desfile temático realizado com o Grupo Mulheres Negras Saltenses, enaltecendo a beleza e maturidade da mulher negra, na Sala Palma de Ouro. Realização Faces Ocultas Cia de Danças

Dia 17 de novembro, terça-feira - 9h
Homenagem aos membros da Comunidade Afro Saltense e entrega de troféus, na Câmara Municipal de Salto. Organização - Grupo de Mulheres Negras Nyota de Salto;

Dia 20 de novembro, sexta-feira - 19h30
XIV Concurso Zumbi e Dandara 2015, que elegerá os mais belos negros (as) e afros descendentes de Salto e Região, na Sala Palma de Ouro. Realização - Faces Ocultas Cia de Danças;

De 23 a 30 de novembro
Exposição fotográfica “As Avós”, na Biblioteca Pública Municipal. Realização - Pola Fernandez.

Comentários