Região

Publicado: Quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Estação Cultura recebe 2ª edição dos "Movimentos Convergentes"

Evento interativo acontece de 6 a 17 de setembro.

Estação Cultura recebe 2ª edição dos "Movimentos Convergentes
As atrações do "Movimentos Convergentes" são gratuitas

De 6 a 17 de setembro, a Estação Cultura será palco da segunda edição de Movimentos Convergentes (MC2), um evento interativo de grandes proporções que reunirá mais de 60 artistas brasileiros. A programação inclui diversas ações artísticas, debates, workshops e apresentações musicais, com o tema “Propósitos que se aproximam e interagem”, curadoria da artista visual Cecília Stelini e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. As atrações são gratuitas.

Durante duas semanas, o evento ocupará vários espaços da Estação com intervenções e instalações de arte, exposição fotográfica, graffiti, site especific art e performances. As atividades começarão às 10 horas de sábado, dia 6, com as intervenções dos artistas plásticos Cláudia Silva, Norma Vieira, Olivia Niemeyer e Valdemar Queiróz e as performances de Lea Moraes, Sechi, Rafael Cavalhieri, Marcos FMNO, Jean Nascimento e Lila Sampaio.

Neste mesmo dia, e no restante da semana, a programação seguirá com várias atividades, como batalhas de hip hop, comandadas por Kico Brownm e a Cia Eclipse, workshops, mesas redondas e debates. Um dos destaques será a palestra do escritor e crítico de arte Paulo Klein, no dia 12, sexta-feira, às 19 horas. Com larga experiência no cenário da arte contemporânea, Klein falará sobre “Movimentos Contemporâneos. De Duchamp às Coisas Que Não Existem. Arte: performances, interferências”.

Haverá apresentação de bandas autorais nos dias 6, 7, 13 e 17, com produção musical assinada pelo Movimento “Permanente Musicália Campinas” (MoPeMuCa). Os estilos são variados, para todos os gostos, com as bandas Bang Loko Sound (rap rock), Natural Mystic (reggae), Kretynos (rock alternativo), Ferdi Oliveira (mpb, soul), Factus (rock underground), Muito Mais Que Isso (rap rock), Projeto Rascunho (rap com influencias de pop, rock, jazz), Rooster (blues), Johnny Pestanas (rock alternativo), Marcelo Diniz (space music), Alpha III (rock progressivo) e Cabaret Tupi (música psicodélica brasileira).

Movimentos Convergentes

O “Movimentos Convergentes” é um evento interativo com ações artísticas, debates e workshops, que dialoga com a arte contemporânea e a música em locais fora do âmbito tradicional proposto por museus e galerias. A primeira edição do evento aconteceu em 2012, em Limeira, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. A edição 2014, realizada em Campinas, recebe o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, por meio do Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura.

Programação MC2
Quando: 6 a 17 de setembro
Onde: Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” - Praça Floriano Peixoto, s/nº, Centro
Estacionamento gratuito com acesso pela entrada pela Vila Industrial - Rua Francisco Teodoro, 1050

Dia 6 de setembro, sábado
Abertura: das 10h às 14h
Intervenções artísticas: Cláudia Silva, Norma Vieira, Olívia Niemeyer e Valdemar Queiróz.
Performances: Lea Moraes, Sechi, Rafael Cavalhieri, Marcos FMNO, Jean Nascimento e Lila Sampaio
Das 14h às 17h - Batalha de hip hop com grupos organizados por Kico Brown e a Cia Eclipse.
Das 17h às 20h - Banda Bang Loko Sound (rap rock) e Natural Mystic (reggae)

Dia 7 de setembro, domingo
Das 14h às 17h - Performances: Matheus Alecci. Ana Roland, Marcelo Gandhi, Mirs Mostrengo, Daniel Viana, Matheus Reis, Iam Campigotto, Cristiano Cerejo e Ana Malachias, Jean Nascimento/Lila Sampaio, JadsonChic Renato Souza, Jerci Maccari
Das 16h às 19h - Bandas – Marcelo Diniz (space music), Kretynos (rock alternativo), Ferdi Oliveira (MPB, soul), Factus (rock underground).

Dia 8 de setembro, segunda-feira
13h - Performance: JadsonChic

Dia 9 de setembro, terça-feira
Das 14h às 16h30 - Palestra: Matheus Alecci – Introdução à performance.

Dia 10 de setembro, quarta-feira
Das 14h às 16h - Workshop: Cecília Stelini – Práticas de performance, Ação Corporal.

Dia 11 de setembro, quinta-feira
Das 14 às 16h - Workshop: Cecília Stelini – Práticas de performance, Ação Corporal.

Dia 12 de setembro, sexta-feira
Das 11h às 14h - Performance: Cecília Stelini
A partir das 14h - Performance: Renato Souza
Mesa redonda organizada pela CDC (Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural) da Unicamp: Considerações sobre pintura no âmbito da Arte Contemporânea, um encontro de gerações. Mediação: Fábio Cerqueira, CDC Unicamp
Das 14h às 17h - Workshop: Gilio Mialichi – O planejamento do projeto artístico inédito.
Das 19h às 22h - Palestra/Debate: Paulo Klein: “Movimentos Contemporâneos. De Duchamp às Coisas Que Não Existem - Arte: Performances, Interferências”

Dia 13 de setembro, sábado
Das 11h às 16h - Performance: Augusto Meneghin, Ana Di Basso, Caio Lion e Karlene Branca.
Das 16h às 20h - Bandas – Muito Mais Que Isso (rap rock), Projeto Rascunho (rap com influências de pop, rock, jazz), Johnny Pestanas (rock alternativo).
20h - Performance: Luana Veiga, Ticiano Monteiro e Coletivo Socializando Saberes

Dia 17 de setembro, quarta-feira
14h - Performance: Smile Delacoeur
Das 18h às 20h - Bandas – Rooster (blues), Alpha III (rock progressivo), Cabaret Tupi (música psicodélica brasileira)
20h - Vídeo Mapping: Skylar VJ

Comentários