Região

Publicado: Quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Espetáculo inspirado em "O Menino do Dedo Verde" estreia em Campinas

A entrada é gratuita, mas ocorrerá distribuição de ingressos.

Espetáculo inspirado em "O Menino do Dedo Verde" estreia em Campinas
Jovens atores que formam o grupo

O grupo 'Desatino' do Astrolábio Teatro, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta no final de novembro, e em dezembro, o espetáculo “Achadouros de Infância”, peça inspirada na obra “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon. A direção é de Miguel Atênsia, ator e professor do Conservatório Carlos Gomes.

A estreia será neste fim de semana, sábado e domingo, dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS) Guanabara. A entrada é gratuita, mas ocorre a distribuição de ingressos com uma hora de antecedência. Quem puder e desejar, pode contribuir espontaneamente, com qualquer valor, 'no chapéu'.

A peça conta a história de um grupo de crianças que, no meio de uma brincadeira, convida todo mundo a mergulhar no universo de Tistu - um menino que, depois de ser expulso da escola, é inserido em um novo sistema de educação criado pelo senhor Papai e dona Mamãe. Em sua primeira aula de jardinagem, Tistu descobre que possui um dom absolutamente único: de onde coloca o polegar, na terra, brotam as mais belas e variadas flores. Acompanhado de seus professores, os senhores Bigode e Trovão, e seu cachorro Ginástico, Tistu percorre a cidade de Mirapólvora espalhando o verde e nos levando a questionar as ideias preestabelecidas das pessoas grandes.

A peça, voltada para o público adulto e infantil (a partir de 7 anos), também inclui entre as referências a obra do poeta Manoel de Barros. O público será convidado a reencontrar sua própria infância, como numa brincadeira de achadouro, com acompanhamento musical ao vivo e cenário colorido composto por flores.

O grupo

“Achadouros de Infância” é resultado do trabalho de cinco formandos do curso técnico profissionalizante de arte dramática do Conservatório Carlos Gomes. Os atores compõem o grupo Desatino do Astrolábio e, para ingressar na vida profissional, decidiram revisitar a infância porque desejavam falar de “algo que refletisse o que faz a gente ser o que é”.

Em maio de 2015, sob direção de Miguel Atênsia, o grupo começou a montagem, incluindo adaptação do texto, cenário, figurinos, produção cultural, cartaz de divulgação e folheto do programa.

Serviço:
“Achadouros da Infância”

Novembro
Dia: 28 e 29 de novembro, sábado e domingo
Horário: 20h e 16h, respectivamente
Local: CIS Guanabara - R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Av. Barão de Itapura)

Dezembro
Dia: 4 de dezembro, sexta-feira
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Casarão - R. Maria Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão (na altura do km 15 da Estrada da Rhodia, em frente ao bairro Vila Holândia)

Dia: 5 e 6 de dezembro, sábado e domingo
Horário: 20h e 16h, respectivamente
Local: CIS Guanabara - R. Mario Siqueira - Botafogo (próximo à Unimed da Barão de Itapura)

Comentários