Região

Publicado: Segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Escritor Carlos Carvalho Cavalheiro lança livro infantil

"André no céu" é baseado no filho do autor.

Escritor Carlos Carvalho Cavalheiro lança livro infantil
Capa do livro "André no céu", que já está à venda

Imagine a seguinte situação: um escritor que se inspira em seu filho para torná-lo personagem de um livro infantil. Foi assim que aconteceu com o escritor, poeta e professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro que resolveu escrever as aventuras de um menino esperto e muito ativo. Nasceu assim o livro “André no céu” que narra as aventuras, em suas 35 páginas, do menino que inventou de visitar o espaço e conhecer a Lua e os planetas.

A ideia surgiu quando Carlos Cavalheiro, aproveitando a recente experiência de ser pai, começou a ler histórias infantis de livros distribuídos pela Itaú Social para seu filho de apenas dois meses. Imaginou o escritor que seu filho iria gostar, no futuro, de ler um livro no qual ele seria o personagem principal.

A história então tomou forma e em poucas horas já estava pronta. O enredo conta as aventuras de André (o mesmo nome do filho do autor) que resolve conhecer o céu ao admirar a lua. Para isso ele se apropria da vassoura da bruxa que, distraída, deixou-a num canto descuidada.

Após escrever esse livro, Carlos Carvalho Cavalheiro aproveitou a inspiração e escreveu um segundo, intitulado: “André e os Heróis da História”, no qual o menino visita as páginas de um livro de História e conhece os guerreiros do passado como Leônidas, Gengis Khan, Átila e até a baiana Maria Quitéria.

Para ilustrar os livros, Carlos Cavalheiro pediu o auxílio ao seu amigo e artista plástico Waine Martins que fez as ilustrações e capas das duas histórias. “André e os Heróis da História” ainda está em fase de produção. Já o livro “André no céu” já foi publicado pela Editora Crearte e está disponível para a venda desde o dia 10 de agosto, Dia dos Pais. “Foi meu presente de Dia dos Pais receber a publicação pronta”, comenta o autor.

O autor também relata que essa é uma experiência diferente, não só por ter seu filho retratado como personagem, mas, também por se tratar de um livro infantil. “Já escrevi biografias, livros de História regional, sobre folclore... mas este é o primeiro livro infantil de fato que eu publico. Estou na expectativa para saber como será a recepção do público”, comenta.

Carlos Carvalho Cavalheiro coleciona uma lista de mais de uma dezena de livros publicados, entre eles “Folclore em Sorocaba”, “Salvadora!”, “Scenas da Escravidão”, “Vadios e Imorais”, “Memória Operária”, “Folia de Reis em Sorocaba”, “A história do Preto Pio e a fuga de escravos de Capivari, Porto Feliz e Sorocaba” entre outros.

Recentemente teve o seu vídeo-documentário “Em busca do Unhudo” premiado pelo Mapa Cultural Paulista, edição 2013/2014. Também recebeu o Troféu Destaques da Prefeitura Municipal de Sorocaba, instituído em comemoração aos 360 anos da cidade a 15 pessoas escolhidas como representantes das diversas áreas de atuação e que prestaram relevantes serviços.

O escritor é professor de História na cidade de Porto Feliz, onde recebeu o título de cidadão em 2013. O livro “André no céu” pode ser adquirido diretamente com o autor ao preço de R$ 15,00. O contato deve ser feito pelo e-mail: [email protected]

Comentários