Região

Publicado: Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Equipe discute ações para prevenção ao Aedes aegypti em Salto

Reunião contou com representantes de diversas secretarias.

Crédito: Divulgação/AI Salto Equipe discute ações para prevenção ao Aedes aegypti em Salto
Equipe multidisciplinar traçou ações de combate ao mosquito na cidade

A equipe multidisciplinar da Prefeitura de Salto se reuniu nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, para discutir ações para prevenção de combate ao mosquito Aedes aegypti e outras arboviroses. O encontro foi acompanhado pelo prefeito Geraldo Garcia, e o secretário da Saúde, Flávio Vitale Filho.

Na ocasião, foram abordadas as ocorrências registradas em relação à dengue, como por exemplo, 83 notificações de casos suspeitos, e dois casos confirmados, sendo ambos importados de outras cidades.

Outro objetivo da reunião é traçar ações que podem ser realizadas em conjunto para prevenção de combate ao mosquito transmissor dessas doenças Dengue, Zika, Chikungunya e também da Febre Amarela.

Membros da Secretaria da Saúde, Meio Ambiente, Educação, Defesa Civil, Ação Social estiveram presentes. São secretarias que também desenvolvem papel importante como agentes multiplicadores dos alertas de prevenção. Dois representantes da Superintendência do Controle de Endemias (SUCEN) órgão do Estado responsável pelo suporte aos municípios no combate às arboviroses estiveram presentes.

O Chefe do Executivo destacou a importância de ações como esta, que visam a prevenção às doenças. “Fico satisfeito por ver uma equipe pulsante dedicada a este assunto. Precisamos olhar para dentro de casa para ver se estamos fazendo o nosso papel em não deixar recipientes propícios ao criadouro do mosquito e pôr em risco a saúde”, disse.

Febre Amarela

Na ocasião, os agentes da Sucen alertaram sobre a Febre Amarela. Ocorre que na região do Vale do Ribeira, tem acontecido mortes de macacos, considerados sentinelas nestas situações. O secretário de Saúde, Flávio Vitalle, orientou para que os viajantes desta área busquem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com dez dias de antecedência para tomarem a vacina, caso ainda não tenham sido vacinados.

Semana de 11 a 15/2 – Conscientização contra o Mosquito

Na última semana, a Secretaria de Saúde do Estado solicitou a intensificação das atividades preventivas ao mosquito Aedes aegypti, marcando atividades de 11 a 15 de fevereiro. Em Salto, essa mobilização, já vem ocorrendo com atenção especial desde dezembro e agora tem sido reforçada com vistorias e orientações "porta a porta", que acontecem em todos os bairros, entre outras ações.

Durante toda a semana, um stand do Aedes aegypti e animais peçonhentos estará presente das 9h às 16h na Avenida Dom Pedro II, região central da cidade para aproveitar o grande volume de pessoas, devido ao comércio, e assim fazer o repasse de informações sobre os cuidados para evitar proliferação do vetor.

De acordo com o biólogo da rede, Leandro Bernardes Moraes, o comprometimento da população continua sendo imprescindível. “Adotar medidas de controle e eliminação de possíveis focos é um trabalho que não pode parar. Alertamos que a presença de ‘pernilongos’ picando durante o dia são o maior indicativo da presença de focos nas proximidades”, disse.

Na sexta-feira, dia 15, às 8h, no auditório da Clínica das Nações, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) receberão reciclagem para aperfeiçoar o trabalho de controle na área de abrangência do Programa Estratégia Saúde da Família: “Controle ambiental/Vetorial - atribuições e responsabilidades do Agente Comunitário de Saúde”. “Esses agentes já realizam este trabalho, mas este bate-papo é necessário para estimular a intensificação neste período crítico”, destaca o secretário da Saúde, Flávio Vitalle Filho.

Descartes conscientes

No município de Salto, por exemplo, a presença de 8 Ecopontos espalhados pelos bairros atendem o descarte de materiais inservíveis que se tornam possíveis focos para o mosquito. Graças a conscientização da Equipe de Zoonoses, cerca de vinte borracharias do município já realizam esses descartes inteligentes nos Ecopontos presentes nos bairros.

Comentários