Região

Publicado: Segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"Em Busca do Unhudo" é premiado no Mapa Cultural Paulista

Documentário tem direção de Carlos Carvalho Cavalheiro.

"Em Busca do Unhudo
Esse é o primeiro prêmio e reconhecimento público do trabalho do diretor Carlos Carvalho Cavalheiro

Representando a região de Sorocaba, o documentário “Em Busca do Unhudo”, dirigido por Carlos Carvalho Cavalheiro e produzido por Ricardo Conrado Schadt, foi premiado na última fase do Mapa Cultural Paulista. O evento que selecionou o vídeo foi realizado no dia 3 de agosto, na Galeria Olido, em São Paulo.

“Em Busca do Unhudo” procura desvendar as diversas facetas da lenda do Unhudo da Pedra Branca, ser fantástico pertencente ao imaginário coletivo das cidades de Mineiros do Tietê e Dois Córregos, no oeste paulista. O vídeo conta com entrevistas de pesquisadores e populares mostrando a relação da lenda com a localidade.

Exibido pela primeira vez na Semana do Folclore de Porto Feliz, em agosto de 2013, o documentário teve ainda projeções em Sorocaba e Dois Córregos. Com a seleção do Mapa Cultural Paulista, fará parte de um DVD que será distribuído a várias cidades do Estado. Nessa fase, chamada de “Circulação”, o vídeo deverá ser exibido pelo menos em mais três cidades.

Esse é o primeiro prêmio e reconhecimento público do trabalho do diretor Carlos Carvalho Cavalheiro que, além de documentarista, é professor de História em Porto Feliz e escritor, tendo publicado mais de uma dezena de livros com assuntos que vão de biografias a História regional e ficção. É ainda articulista do jornal porto-felicense Tribuna das Monções.

Além de “Em Busca do Unhudo”, foram contemplados os vídeos “Pique-Esconde” (Santos), “Amor de Picadeiro” (Rio Claro), “João e o Mundo” (Assis) e “Apostas” (Presidente Prudente).

Sobre o Mapa Cultural Paulista

O Mapa Cultural Paulista foi criado em 1995 e procura revelar as produções culturais do Estado de São Paulo. Durante a realização do evento, são selecionados artistas de 13 regiões administrativas de São Paulo para participar de atividades culturais distribuídas em quatro fases.

Em todas elas, os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, ao final, na fase estadual, realizada sempre na Capital. Teatro, Dança, Artes Visuais, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura e Vídeo são as expressões artísticas contempladas neste projeto, que juntas revelam o mapeamento cultural de São Paulo.

Comentários