Região

Publicado: Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Do improviso à tradição: a história do prato Cearense

Aprenda a fazer esta delícia da cidade de Porto Feliz.

Crédito: Gustavo Moreno / www.itu.com.br Do improviso à tradição: a história do prato Cearense
Cearense é mais leve do que a feijoada e é muito saborosa

Por Gustavo Moreno

A partir do improviso, um grupo de pescadores de Porto Feliz iniciou uma tradição muito saborosa na cidade. A Cearense, prato a base de feijão e carne de boi, foi criada por volta de 1950 e, de lá para cá, vem se popularizando cada vez mais. Hoje, o município é um dos poucos no Brasil com um prato típico reconhecido, integrando um projeto de lei municipal.

História

Nas décadas de 1950 e 1960, havia em Porto Feliz o Clube de Pesca. Nele, famílias e amigos juntavam-se para passar o final de semana. Numa tarde de domingo, um grupo de pescadores, formado por Emílio Coli, Zequinha Lisboa, José Alcalá e Humberto Martelli, foram até o armazém da cidade, pois os mantimentos que levaram para a pesca não eram suficientes. Com poucas opções, o dono do estabelecimento ofereceu a eles carne de peito de boi, tomate e cebola.

De volta com os ingredientes, eles resolveram cozinhar tudo junto com o pouco de feijão que sobrara. A mistura, quando pronta, suscitou o comentário “parece comida de cearense”, nomeando o prato de forma irreverente.

Não demorou para que a receita se espalhasse e caísse no gosto da população. Mais tarde, restaurantes tradicionais do município passaram a reproduzir a receita, cada um a sua maneira. Os ingredientes originais foram mantidos e outros foram acrescentados para compor o prato como é conhecido hoje.

Em março de 2008, um projeto de lei foi sancionado a fim de reconhecer a Cearense como o prato oficial de Porto Feliz. Feita a partir da carne de boi, e não de porco. A receita é mais leve do que a feijoada, mas não perde sua brasilidade e nem o sabor, sendo um dos deliciosos atrativos turísticos da cidade.

Aprenda a fazer a Cearense

O cozinheiro do Cassiu's Restaurante, Anderson Aparecido de Oliveira, e a proprietária do estabelecimento, Sandra Maria da Silva Borin, ensinam como fazer a Cearense de forma rápida e simples. Confira a receita abaixo:

Ingredientes:
1kg de peito de boi (em cubos)
1kg de feijão carioquinha
1kg de tomates maduros (picados)
1kg de cebolas (picadas)
1kg de linguiça calabresa (picada)
500g de bacon (em cubos)
Cheiro verde; louro; sal para temperar

Modo de preparo

Reserve uma panela com água fervendo. Numa outra maior, coloque um pouco de alho para refogar e depois acrescente o bacon para fritar. Após um tempo no fogo, coloque a linguiça calabresa, espere ela refogar e depois coloque a carne. Em cada etapa, você deve misturar os ingredientes para que eles fritem de todos os lados.

Depois, acrescente a cebola e o tomate picados na panela e mexa bem. Se quiser, você pode incrementar a mistura com o sal e as folhas de louro. Por último, você irá colocar o feijão e despejar a água fervendo por cima de tudo. Mexa bem e tampe. O tempo de cozimento é, em média, de duas a três horas, dependendo da altura do fogo. O ponto correto é quando o feijão amolecer.

Na hora de servir, a cearense acompanha arroz branco, couve refogada, farinha e polenta. Outras versões do prato acrescentam ainda pimenta para esquentar o sabor. Bom apetite!

Veja também o vídeo da receita:

Gustavo Moreno / www.itu.com.br
Receita rápida da Cearense, prato típico de Porto Feliz
Comentários