Região

Publicado: Sexta-feira, 27 de março de 2015

Dia "D" de combate à Dengue vistoria 250 imóveis em Salto

Ação retirou 22 caçambas de material inservível.

Crédito: Imprensa / Prefeitura de Salto Dia "D" de combate à Dengue vistoria 250 imóveis em Salto
Ação Dia "D" relizada em Salto

O Dia “D” de combate à Dengue, trabalho realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Salto no dia 21 de março, que teve como objetivo eliminar o maior número possível de criadouros da larva do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, vistoriou 250 imóveis e conseguiu recolher 22 caçambas de produtos que propiciavam a proliferação.

Realizada nos bairros Jardim Saltense, União e São João, a ação contou com o trabalho da equipe do Departamento de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, que teve apoio do Meio Ambiente e Obras que auxiliaram no trabalho de campo.

Segundo Cesar Wenceslau, da Zoonoses, nos 250 imóveis foram encontrados e eliminados 34 focos do mosquito transmissor da Dengue. Dentro disso foram entregues sete solicitações de providências emitidas pelo Departamento em residências com reincidências de criadouros. Nessa mesma ação a Fiscalização de Posturas da Prefeitura notificou e autuou outros sete pontos comerciais (reciclagens, borracharias e comércios de sucata) onde também foram encontrados criadouros e outras irregularidades.

A equipe também registrou uma pendência de 21% de imóveis fechados que não puderam ser vistoriados, mas que serão novamente visitados para que a ação possa ser executada.

Com quatro caminhões, uma retroescavadeira e colaboradores, as secretarias de Obras e Meio Ambiente recolheram a sujeira encontrada nas calçadas e as que a população retirou de dentro das casas.

Com a participação do prefeito de Salto, Juvenil Cirelli e da vice prefeita, Jussara Vilaça, toda a equipe se concentrou na quadra poliesportiva do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Jardim Saltense, ponto de encontro das equipes.

Para o prefeito, o trabalho da equipe de controle é muito importante, mas a população precisa se atentar e ajudar no combate. “Nós estamos fazendo o nosso trabalho, com toda a equipe da Zoonoses indo pra rua combater o mosquito, mas nós precisamos, e muito, da ajuda dos moradores de Salto nessa ação. Se cada um fizer a sua parte e denunciar os que estão contribuindo de forma errada, a cidade consegue vencer a Dengue”.

A preocupação do prefeito tem relação direta com o número de casos de contaminação registrados na cidade. Até a quarta-feira, dia 25 de março, 394 pessoas estavam contaminadas, sendo que 184 são autóctones e 28 importados.

Comentários