Região

Publicado: Quarta-feira, 4 de maio de 2016

Definidos os vencedores do 15º Prêmio Nabor Pires de Camargo

Audição final foi realizada no dia 29 de abril.

Definidos os vencedores do 15º Prêmio Nabor Pires de Camargo
O show de encerramento foi com o vencedor da última edição do prêmio, o clarinetista Luis Gustavo de Barros Ananias

A Fundação Pró-Memória realizou no dia 29 de abril, a audição final do 15º Prêmio Nabor Pires Camargo - Instrumentista. O evento foi apresentado pelo produtor e apresentador do Programa Chorinho Brasil na Rede Boa Nova de Rádio, João Tomás do Amaral.

A abertura contou com a participação do "Quarteto de Cordas Guarani". Trata-se de um dos corpos estáveis mantidos pela Associação Camerata Filarmônica de Indaiatuba. O quarteto é formado pelos violinistas Felipe Oliveira e David França, o violista, Tiago Vieira e o violoncelista, Sergio Ribeiro.

O show de encerramento foi com o vencedor da última edição do prêmio, o clarinetista Luis Gustavo de Barros Ananias, de Piracicaba. "Gustavo Ananias Quarteto" é formado pelos músicos Gustavo, Rafael Barros, André Grella e Maicon Araki.

Voltado à música popular brasileira, o prêmio visa divulgar as obras do clarinetista e compositor indaiatubano Nabor Pires Camargo, além de estimular e revelar o talento de novos criadores e intérpretes.

"Trata-se de um dos poucos concursos de música instrumental realizados no Brasil, sendo nacionalmente conhecido e divulgado", comenta o superintendente da Fundação, Carlos Gustavo de Nóbrega de Jesus.

Nabor Pires De Camargo

O artista era apaixonado pela música. Começou a estudar clarinete ainda na infância e logo foi admitido como clarinetista da banda infanto-juvenil regida pelo maestro José Lopes dos Reis, o "Dunga". Aprofundou os estudos no Conservatório Dramático-Musical de São Paulo. Atuou em muitas bandas e orquestras como a Orquestra Sinfônica da Rádio Tupi e a Orquestra Sinfônica Musical de São Paulo. Em 1929 compôs o Hino Indaiatubano, oficializado em 1974. Foi escolhido "Melhor Clarinetista de 1930", prêmio concedido pela Gazeta Esportiva. Foi o primeiro ganhador da Medalha "João Tibiriçá Piratininga", honraria concedida a partir de 1984 aos cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município de Indaiatuba.

Confira os vencedores:

1º - André Fajerstajn De Almeida - (Clarinete) São Paulo/SP
2º - Gabriel José Melim Schwartz - (Flauta Transversal) Curitiba/PR
3º - Wanessa Nunes Dourado - (Violino) São Paulo/SP
4º - Daniel Dos Santos Santana - (Violão) Salvador/BA
5º - Makiko Yoneda - (Piano) São Paulo/SP

Comentários