Região

Publicado: Quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Curta-metragem "Última Página" é destaque na Revirada Cultural

Evento acontece nos dias 28 e 29 de novembro.

Curta-metragem "Última Página
Estreia de curta-metragem "Última Página" da oficina de roteiro está entre atrações

O curta-metragem “Última Página”, produzido pelos alunos da oficina gratuita de roteiro da Secretaria Municipal de Cultura, é uma das atrações da 5ª edição da Revirada Cultural RMC, no dia 28 de novembro, a partir das 20 horas, no Casarão Cultural Pau Preto. Ministrada por Marcos Otero em junho, a oficina teve uma carga horária de 30 horas e abordou conhecimentos teóricos e práticos para a elaboração de um roteiro de filme, finalizando com a execução do curta-metragem.

Após a exibição do filme, haverá um bate-papo com os autores Letícia Marques, Sergio Eduardo Del Corso e Robson Fernandes (roteiro), Ingrid Amanda (arte), Matheus Henrique (produção) e Erika Domingos (atriz no papel principal). O curta aborda a história de um escritor francês, Gauthier Tissot que, após a morte da esposa, não encontra inspiração para escrever. Decide então fazer uma viagem de trem e acaba conhecendo a jovem Nathalie, com quem se identifica pelos conflitos internos, e ambos escrevem uma nova página em suas vidas. A entrada é gratuita.

Marcos Otero atua na área independente há 17 anos e já realizou mais de 40 filmes, entre curtas, documentários e o longa-metragem “Catarina – A Lenda da Loira do Banheiro”. De acordo com o diretor, o conteúdo da oficina ministrada na Secretaria de Cultura está dentro das tendências do mercado. “Não é apenas a tecnologia que avança a cada nova produção, a escrita do cinema, o roteiro na sua forma técnica. E o roteirista tem obrigação de conhecer esse avanço do seu ofício ainda que, é claro, essa evolução não aconteça com a mesma velocidade que a tecnologia, mas deve seguir os padrões comerciais”, afirma Otero, que também é roteirista e script doctor em mais de 50 roteiros.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura possui 26 oficinas culturais gratuitas permanentes, com inscrições a cada início de semestre, e que reúnem mais de 2.500 alunos de várias faixas etárias, inclusive da terceira idade. Em complemento, realiza ao longo do ano uma série de workshops, também com entrada franca, como o de roteiro com Marcos Otero, em áreas artísticas diversas como fotografia, cinema, música e literatura, entre outros.

A Revirada Cultural RMC, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e realização da Câmara Temática de Cultura da Região Metropolitana de Campinas, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como objetivo oferecer à população uma mostra de diferentes expressões culturais apresentadas por artistas locais. Confira a programação completa:

Programação Indaiatuba – 5ª Revirada Cultural RMC

28 de novembro – sexta-feira às 20h – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto)

Exibição do curta-metragem “Ultima Página” – fruto da oficina gratuita de roteiros oferecida pela Secretaria de Cultura e coordenada por Marcos Otero.

29 de novembro – sábado – Praça Dom Pedro II

9h – Orquestra de Viola Caipira da Secretaria Municipal de Cultura

10h – Peça “O Desejo de Catirina” – Cia Os Itinerantes

Sinopse: Inspirado na lenda do Auto do Bumba Meu Boi, o espetáculo mistura em seu enredo drama e comédia, em uma fusão de teatro, dança, música e poesia. Na história, Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais famoso da fazenda, obrigando Chico, seu marido, a pegar o boi do patrão e o colocando em um dilema. Como é o primeiro filho, Chico satisfaz seu desejo, mas quando descobre o sumiço do boi de estimação, o patrão obriga-o a trazê-lo de volta, promovendo depois grande festa para celebrar seu retorno e o nascimento da criança.

Direção: Gilson César

Elenco: Aládia Cintra, Danyel Simim Mautinho e Vanessa Viotte

Sonoplastia: Isaur Marcos

Classificação etária livre

Duração 55 minutos

11h – A Velha Arte do Samba

O grupo traz o melhor do bom e velho samba, da seresta, do choro, ressaltando os grandes compositores como Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Pixinguinha, Assis Valente, Dorival Caymi, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, salvaguardando a simplicidade natural da boa música de raiz. É integrado por Nelson Fidélis (voz), Rildo Carvalho (violão 7 cordas), Dudu Baradel (cavaco), Mestre Edsinho (surdo e percussão geral), Marcelo Prata (pandeiro e percussão geral) e Adriano Amorim (bandolim).

Comentários