Região

Publicado: Quarta-feira, 22 de junho de 2016

Casa de Acolhida recebe moradores em situação de rua em Porto Feliz

Espaço oferece pouso, banhos e refeições.

Crédito: Coordenadoria de Comunicação Social/Porto Feliz Casa de Acolhida recebe moradores em situação de rua em Porto Feliz
Casa de Acolhida em Porto Feliz

A Prefeitura de Porto Feliz, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém na cidade a “Casa de Acolhida”, um espaço destinado aos moradores em situação de rua e que oferece pouso, banhos e refeições para este público.

Segundo a secretária de Assistência Social, Lúcia Nunes, “na Casa de Acolhida, estas pessoas são recebidas por uma equipe especializada que inclui educador social e assistente social que desenvolvem um amplo trabalho de atendimento, apoio, orientação e acompanhamento destas pessoas”. Mas a secretária alerta que “o ‘Direito de Ir e Vir’ é estabelecido pela Constituição, portanto nós não podemos retirar os moradores das ruas compulsoriamente, ou seja, à força. Uma ação como esta fere este direito. Nosso grande desafio é conversar com estes moradores e convencê-los de que a prefeitura mantém um local apropriado para recebê-los”, enfatiza a secretária. 

Entretanto, Lúcia conclui que: “na Casa de Acolhida não é permitido o uso de bebidas alcóolicas nem qualquer tipo de entorpecentes, portanto, muitos recusam o acolhimento ou a permanência na casa”, lamenta.

Qualquer cidadão que queira colaborar doando agasalhos, colchões ou cobertores em boas condições ou que saiba de algum morador em situação de rua que queira ser conduzido à Casa de Acolhida, pode ligar para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) através do telefone (15) 3261-1002.

A Guarda Civil Municipal (GCM) faz o transporte dos moradores em situação de rua com destino à Casa de Acolhida, que está localizada na Estrada do Bom Retiro, com acesso pela Rodovia Porto Feliz / Sorocaba.

Comentários