Região

Publicado: Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Carnaval de Salto deve contar com os tradicionais Bonecões da Barra

Desfile ocorre dia 26 de fevereiro (domingo).

Crédito: Divulgação/AI Salto Carnaval de Salto deve contar com os tradicionais Bonecões da Barra
Pelo menos 15 bonecões devem desfilar na Avenida Dom Pedro II

O Carnaval de Salto deve contar, neste ano, com os tradicionais Bonecões da Barra. Pelo menos 15 destes foliões gigantes vão para a Avenida Dom Pedro II, no dia 26 de fevereiro (domingo), ao som das marchinhas entoadas pela União Musical Gomes Verdi. Além dos Bonecões, passam pela avenida blocos carnavalescos da cidade e a festa termina com baile popular na Praça XV de Novembro, no Centro de Salto.

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria da Cultura, promove a folia a custo zero, graças ao apoio de patrocinadores. Neste ano, o festejo ocorre em três dias. No sábado (25) e na segunda-feira (27), bailes populares com bandas locais devem animar os foliões na Praça XV de Novembro. Ao final das apresentações, será a vez de DJs subirem ao palco.

No Carnaval deste ano, que, devido à crise financeira, não deve contar com as escolas de samba da cidade, a Secretaria da Cultura deve homenagear carnavalescos ou sambistas escolhidos pelas próprias agremiações. De acordo com o secretário da Cultura, Sandro Bergamo, houve conversas com as diretorias das escolas de samba da cidade, que escolheram um membro para ser homenageado pelo poder Executivo. Cada um deles receberá o Troféu Bonecão de Ouro, entregue todos os anos às escolas de samba saltenses que se destacam nas mais variadas categorias.

Sobre os Bonecões da Barra

Desde 1960, com curtos momentos de interrupção nos últimos vinte anos, os bonecões do Bloco da Barra constituem a principal marca do carnaval saltense de todos os tempos. A ideia de fazer um grupo de grandes bonecos para desfilar junto ao Bloco partiu de membros de uma antiga família saltense, os Jorge. Contudo, foi posta em prática por Álvaro Ribeiro, proprietário de uma carpintaria que funcionava num galpão nos fundos do antigo Hotel Brasil, cuja fachada ficava na Rua José Galvão, na Barra.

Álvaro, que faleceu em meados de 1990, durante trinta anos, de maneira ininterrupta, dedicou-se a criar bonecões nos meses que antecediam o carnaval. No carnaval de 1991, o primeiro após a morte de Álvaro Ribeiro, seu filho Francisco - popularmente conhecido por Tico Boca, também já falecido - teve a iniciativa de continuar a criar os bonecões para o desfile de rua, o que perdurou por algum tempo. Era intenção do descendente do precursor dos bonecões manter a prática, iniciada por seu pai, se não na família, ao menos no bairro.

Hoje, a tradição é mantida por iniciativa da Prefeitura de Salto, que contrata artistas especialmente para criar os bonecões, desde 2005.

Programação

DIA 25 - SÁBADO
20h – Abertura do Carnaval Homenagens aos representantes das escolas de samba de Salto | Praça XV de Novembro
21h – Banda Livre Acesso | Praça XV de Novembro

DIA 26 – DOMINGO
19h00 – Desfile dos Blocos Carnavalescos | Avenida Dom Pedro ll
20h00 – Desfile dos Bonecões da Barra acompanhados da tradicional Banda União Musical Gomes Verdi | Avenida Dom Pedro II
21h00 –Grupo de Pagode Casual | Praça XV de Novembro
22h00 –Grupo de dança Axé e Lambaeróbica Swingueira Negra | Praça XV de Novembro

DIA 27 – SEGUNDA-FEIRA
20h00 – Banda Status | Praça XV de Novembro
*Em todas as noites, haverá encerramento com DJ.

Comentários