Região

Publicado: Quinta-feira, 28 de maio de 2015

Campinas recebe mostra do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Trabalhos ficarão expostos até o dia 26 de junho.

Campinas recebe mostra do Salão Internacional de Humor de Piracicaba
O Teatro Castro Mendes recebe a exposição "Chico Anísio, dando a cara a traço"

Campinas recebe a mostra “Salão Internacional de Humor de Piracicaba visita Campinas” a partir desta sexta-feira, 29 de maio, e segue até 26 de junho. A exposição, em parceria com a Secretaria de Cultura de Campinas, contará com cinco mostras inéditas, com temas diferentes que contemplam cerca de 200 painéis com ilustrações. As mostras estarão em quatro pontos culturais da cidade.

Os equipamentos que receberão as mostras do Salão do Humor são o Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc), Biblioteca Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink” e Museu da Imagem e do Som (MIS).

O Teatro Castro Mendes recebe a exposição “Chico Anysio, dando a cara a traço”, com 60 painéis com ilustrações sobre um dos principais humoristas do Brasil. A Biblioteca Municipal Zink terá “Tiras e HQ”, com 20 pranchas de desenhos de coleções diversas de quadrinhos. Já o MIS abrigará 48 painéis com charges de caricaturistas ucranianos que enfatizam temas como política e humor.

No Macc ficarão duas mostras, com 66 pranchas de desenhos. Uma é “30 Momentos do Humor Gráfico Brasileiro”, que destaca a história da caricatura no Brasil e “O Cavaleiro da Triste Figura”, em referência ao famoso personagem Dom Quixote de La Mancha, do escritor Miguel de Cervantes, homenageado por diversos ilustradores.

Sobre o Salão Internacional de Humor

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio À ditadura militar, por iniciativa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político e cultural da cidade. A partir do sucesso das primeiras edições, que contou com o apoio da turma do jornal carioca “O Pasquim”, conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Humor de Piracicaba num dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior.

A edição 2015 do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba será entre 22 de agosto (abertura) e 4 de outubro (encerramento) no Parque Engenho Central, em Piracicaba.

Confira os locais onde os trabalhos ficarão expostos:

Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (Macc)
Endereço: Rua Benjamim Constant, 1633, Centro
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16h e domingo, das 9h às 13h

Museu da Imagem e Som (MIS) Palácio dos Azulejos
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro
Horário de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Teatro Municipal “José de Castro Mendes”
Endereço: Praça Correa de Lemos, s/n° - Vila Industrial
Horário de visitação: conforme funcionamento dos espetáculos

Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”
Endereço: Avenida Benjamin Constant, nº 1.633, Centro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Comentários