Região

Publicado: Terça-feira, 3 de março de 2015

Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV terá início dia 10

Todas as UBS's em Salto irão ministrar a vacina.

Crédito: Divulgação/AI Salto Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV terá início dia 10
Vacinação contra o HPV

A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV na Estância Turística de Salto terá início próximo dia 10 de março, em todos as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e é destinada para meninas com idade entre 9 e 13 anos.

Segundo, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde a 1ª dose da vacina deve ser ministrada para 2461 meninas de 9, 10 e 11 anos no município (público estimado). Já a 2ª dose é destinada para meninas de 11, 12 e 13 anos que iniciaram a vacinação em setembro.

Meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com o HIV (anteriormente denominadas portadoras), também serão contempladas com a vacina porque foram incorporadas como alvo prioritário em 2015.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo, o que representa no Brasil 4,16 milhões de adolescentes e, no Estado de São Paulo, 808.318. Objetiva-se alcançar elevadas coberturas vacinais e, com isso, reduzir a transmissão do vírus HPV mesmo entre as pessoas não vacinadas.

As vacinas serão aplicadas de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, nas Clínicas São Gabriel, Jardim das Nações e Santa Cruz. Já das 8 às 16 horas, também de segunda a sexta-feira, serão disponibilizadas as Clínicas do Saltense, Bela Vista, o CS II, Jardim Marília, CECAP, Salto de São José e Jardim Donalísio.

As meninas devem estar acompanhadas de um responsável e levar a carteira de vacinação.

O HPV

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18.

Em relação ao câncer de colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Em 2014, o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimou o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 óbitos.

Agenda

- Das 8h às 19h:

Clínica Salto Saúde São Gabriel
Rua São José, s/n - Jardim São Gabriel

Clínica Salto Saúde Nações
Avenida do Migrantes, 4 – Jardim das Nações

Clínica Salto Saúde Santa Cruz
Av. Princesa Isabel, 71 – Jardim Santa Cruz

- Das 8h às 16h:

Clínica Salto Saúde Jardim Saltense
Rua André Telha, 255 – Jardim Saltense

Clínica Salto Saúde Bela Vista
Rua Emílio Ribas, 380 - Pq. Bela Vista

Centro de Saúde II- CSII
Rua Rodrigues Alves, 655 – Centro

Posto de Saúde do Jardim Marília
Rua Atibaia, 130 – Jardim Marília

Posto de Saúde do Bairro CECAP
Rua Estácio de Sá, 5 – Jd. Nossa Senhora do Monte Serrat (Cecap)

Posto de Saúde do Bairro Salto de São José
Rua dos Bagres, 57 – Salto de São José

Posto de Saúde do Jardim Donalísio
Rua Paulo Malimpensa, 335 – Jardim Donalísio

Comentários