Região

Publicado: Sexta-feira, 27 de abril de 2012

Campanha de vacinação contra gripe é promovida em Porto Feliz

Ação segue até 25 de maio.

Campanha de vacinação contra gripe é promovida em Porto Feliz
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo

A 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, de Porto Feliz, terá início no dia 5 de maio (sábado). Na cidade, a ação acontecerá em todas as unidades de Saúde. Neste ano, assim como em 2011, além dos idosos a partir de 60 anos de idade, serão vacinados crianças – de seis meses a dois anos de idade –, gestantes e indígenas.

A campanha segue até 25 de maio. No primeiro dia da campanha, todas as unidades estarão abertas, das 8 às 17 horas. Nos dias 30 de abril e 1º de maio os postos de saúde estarão fechados.

Sobre a vacina

A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.

As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação.

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). 

Comentários