Região

Publicado: Terça-feira, 19 de abril de 2016

Campanha de Vacinação contra a Influenza terá início dia 30 de abril

Ação será realizada em todas as UBSs de Salto.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza para grupos de risco terá início com o Dia D, que será realizado em 30 de abril (sábado). Nesse dia, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Salto abrem das 8h às 17h.

Após o dia 30, as vacinas serão disponibilizadas nas UBS: Santa Cruz, São Gabriel e Nações, das 8h às 18h, e no Saltense, Donalísio, Marília, Bela Vista, CSII, Salto de São José e Cecap, das 8h às 16h.

Etapas de vacinação

Conforme a orientação da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a Campanha de Vacinação contra a Influenza será dividida em três etapas. A primeira fase, que vai do sábado dia 30 de abril até a sexta-feira, dia 6 de maio, atenderá os grupos de riscos incluindo crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas e indígenas.

Já a partir do dia 9 até 13 de maio serão atendidas pessoas com 60 anos ou mais de idade e do dia 16 a 20 de maio pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde.

Excepcionalmente no sábado, o atendimento ocorre em todos os postos de saúde das 8h às 17h. Nos demais dias, a Campanha segue de segunda a sexta das 8h às 18h nos postos do Santa Cruz, São Gabriel e Nações e das 8h às 16h, no Saltense, Donalísio, Marília, Bela Vista, CSII, Salto de São José e Cecap.

Fazem parte dos grupos de risco pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde. Além de pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde com sociedades científicas.

De acordo com a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Agueda Virgínia Brizola Silva, a transmissão da Influenza pode ocorrer durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente na região sul e sudeste do país. "O período de incubação do vírus dura de um a quatro dias. A transmissão em adultos ocorre, principalmente, 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre. Nas crianças pode durar em média dez dias, podendo se prolongar por mais tempo em pacientes com sistema imunológico reduzido", comenta Agueda.

A doença

Os sintomas são febre, calafrios, mal-estar, dores de cabeça, de garganta e musculares, prostração, corrimento nasal e tosse seca. Já a prevenção ocorre a partir de vacinação anual disponível pelo Ministério da Saúde para os grupos de risco, lavagem das mãos, uso de máscaras de proteção para pessoas sintomáticas e profissionais responsáveis por atendimento, uso de álcool gel para desinfecção das mãos e ambientes, evitar ambientes com aglomerações e manter os ambientes arejados e limpos.

Para todos os casos suspeitos é indicada a terapia com fosfato de oseltamivir (Tamiflu), medicamento fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde, para todos os casos suspeitos, além de isolamento respiratório por sete dias e demais suporte de acordo com a condição clínica do paciente.

"Nossas equipes de saúde estão orientadas quanto ao fluxo de notificação obrigatória de casos suspeitos, bem como todos os cuidados de precaução padrão de contato. Os insumos necessários para o atendimento estão disponíveis em todas as unidades. Na próxima semana a equipe de enfermagem receberá treinamento quanto a Campanha de Vacinação Influenza 2016", ressaltou o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Paulino Evangelista.

Em Salto, atualmente há 31 casos notificados, um caso confirmado, um descartado e 29 aguardando resultado de exame. 

Comentários