Região

Publicado: Quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Caminhada Poética" acontece neste sábado no Bosque dos Jequitibás

Evento é inédito no local, gratuito e aberto ao público.

Crédito: Internet "Caminhada Poética" acontece neste sábado no Bosque dos Jequitibás
Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás, a maior área verde da zona central de Campinas, promoverá no próximo sábado, 26 de abril, com início às 9 horas, uma “Caminhada Poética”. O evento inédito no local, unindo atividades físicas e arte, é gratuito e aberto ao público.

A caminhada será realizada pela Associação dos Amigos do Bosque dos Jequitibás (AABJ), com apoio da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. O presidente da entidade, Alonso Lino de Farias estima que cerca de 2 mil pessoas participem do evento.

Deverão prestigiar a iniciativa funcionários da administração municipal, representantes da AABJ, da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB) e o público que costuma frequentar a área verde.

De acordo com o presidente da AABJ, a programação da caminhada envolverá declamação de poesias, apresentação de orquestra de violas e contadores de histórias para as crianças, entre outras atividades.

A proposta de promover o evento, segundo Lino, é criar mais uma atração para a população nessa mais importante área verde do centro da cidade, onde já existem um extenso trecho de vegetação, museus, teatro, zoológico, espaço de alimentação, entre outros benefícios.

Programação

-Entre 9 e 16 horas - Para o desenvolvimento das atividades serão instaladas no trecho nas proximidades da entrada do Bosque, uma tenda de Acolhimento, onde poetas recepcionarão o público com “poesia de bandeja” - os interessados poderão retirar gratuitamente cópia de poesias; uma outra de atividades culturais – apresentação de poesias, músicas e outras ações culturais; e a tenda dos contadores de histórias para as crianças.

A caminhada percorrerá pelo trecho da pista existente no local. Depois, por volta das 20 horas, na Câmara Campinas, está prevista uma solenidade oficial sob a responsabilidade de integrantes da ANLPPB.

Proposta

A proposta da entidade nacional é formar núcleos em todas as regiões do Brasil para valorizar, sobretudo, os poetas brasileiros vivos. Em material de divulgação ressalta que “o objetivo é percorrer o país formando elos, aumentando a perspectiva poética de cada escritor, numa viagem de descobertas líricas e culturais indispensáveis ao aprimoramento da arte”.

Um dos projetos de destaque desenvolvido pela academia, como proposta de incentivar o hábito de leitura, é “Um tesouro chamado livro”, onde poetas deixam obras em lugares públicos com um recado de exercitar a leitura.

Paralelamente são feitos saraus mensais em todos os núcleos existentes no país.

Comentários