Região

Publicado: Terça-feira, 5 de setembro de 2017

Cabreúva realiza 21ª Festitália 'La Pietá'

Um festival de gastronomia, vinhos, música e arte!

Cabreúva realiza 21ª Festitália 'La Pietá'

Depois do sucesso da primeira edição do Festival de Inverno (realizado em julho), a cidade de Cabreúva volta a promover um evento que promete, novamente, receber milhares de turistas: desta vez, as atenções se voltam para os ritmos, as canções, expressões folclóricas e a excelente cozinha italiana – que serão atração durante a 21ª Festitália ‘La Pietá’ de Cabreúva.

A festa italiana promovida pela Prefeitura do município é uma das mais tradicionais de todo o Interior paulista. Este ano, a Festitália 'La Pietá' será realizada em 16 e 17 de setembro (sábado e domingo), na Praça Comendador Martins, no Centro Histórico. No dia 15, a Paróquia Nossa Senhora da Piedade também vai celebrar sua padroeira, com missa, procissão e coroação de Nossa Senhora.

A Festitália ‘La Pietá’ é uma das principais comemorações do município – cuja colonização teve a presença fundamental de milhares de imigrantes italianos, que principiaram a chegar na década de 1880, para trabalhar nas fazendas de café. Chegaram, foram ficando, criando raízes, convidando os vizinhos para, todos juntos, fazerem a 'pisa do vinho' ou se deliciarem com as polentas.

Pois toda essa mistura – aliada à riqueza do folclore italiano, com canções que atravessam o tempo, como 'Funiculì Funiculà', por exemplo – será servida nos dois dias da Festitália 'La Pietá': a Praça Comendador Martins será dividida em três áreas: gastronômica (Spazio D'Italia); espaços para apresentações musicais e artísticas (Spazio Dell'Arte); e, claro, uma alameda para a degustação e compra de vinhos, licores e outras bebidas à base de café (o Spazio Baco).

Gostou? Andiamo! Quem irá abrilhantar o sábado à noite será o cantor Fred Rovella – conhecido pela animação e por fazer todo mundo cantar e dançar junto ao som da tarantella. Já no domingo, o grupo italiano Stella Bianca anima o almoço e toda a Festitália.

O Spazzio D’Itália (área gastronômica) terá um cardápio especial. O Empório Uai, que já é tradicional da cidade, irá oferecer o caldo de queijo canastra no pão italiano, salames variados e queijos; o Sítio 7 Luas irá vender queijos artesanais e bruschetta; o Camping Colina entrará com o espeto guimirella; o Beco do Sossego Bistrô oferecerá lasanha e polenta com frango; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade está responsável pelo tradicional espaguete; a Santa Casa irá vender deliciosas pizzas, enquanto o Ristorante e Pastifício Lamassa vai surpreender o público com o 'massa show' (você escolhe a massa, o molho e os ingredientes do seu prato, que é preparado na hora). As sobremesas estarão por conta das Delícias da Vó Lena (que trará bolo de caçarola, mantecal e palha italiana), e da D’Viez, com chocolates, geleias francesas e bombons variados.

Serviço:
21ª Festitália ‘La Pietá’
Data: 16 e 17 de Setembro
Horário: Dia 16 (Sábado) a partir das 17h
Dia 17 (Domingo) a partir das 11h
Local: Praça Comendador Martins – Centro – Cabreúva/SP
Informações: Secretaria de Cultura e Turismo
Tel: (11) 4528-4716 ou [email protected]

Comentários