Região

Publicado: Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Após um ano, Salto retira mais 9 toneladas de lixo do Rio Tietê

Trabalho ocorreu entre 21 e 29 de julho.

Crédito: Imprensa - Prefeitura de Salto Após um ano, Salto retira mais 9 toneladas de lixo do Rio Tietê
Trecho do Rio Tietê sujo, antes da limpeza da Prefeitura de Salto

Um ano depois de ter realizado uma ação histórica de retirada de lixo de trechos do Rio Tietê que passa pelo município, a Prefeitura da Estância Turística de Salto voltou a executar esse trabalho e retirou 9.460 toneladas de lixo nos mesmos pontos de atuação de 2014.

Iniciado no dia 21 de julho, o trabalho foi finalizado na tarde de 29 de julho, quando a equipe da prefeitura e da empresa CSO Ambiental, responsável pela limpeza pública, retiraram os últimos materiais da margem do Tietê ao lado do Parque de Lavras.

Dessa vez, o trabalho se concentrou no Parque e junto à margem onde fica o Memorial do Rio Tietê, local de onde foi retirada a maior quantidade de resíduos e madeira. Assim como no ano passado, a equipe retirou um grande volume de garrafas PET, madeiras de árvores e de construção, isopor, etc.

Em comparação com a ação realizada em 2014, nesse ano a quantidade de material retirado diminuiu, já que no ano passado a Prefeitura de Salto retirou 18,220 toneladas de lixos do Rio Tietê.

Preocupação

Após obter a informação de que uma grande quantidade de lixo está acumulada em um trecho do Rio Tietê, na cidade de Pirapora do Bom Jesus, o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, solicitou que a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fosse ao local para averiguar os fatos.

O secretário de Meio Ambiente, João De Conti Neto, acompanhado da equipe, esteve no local e pôde constatar que no trecho próximo da barragem da Empresa Metropolitano de Água e Energia S.A (EMAE), existe aproximadamente um quilômetro de lixo acumulado.

Segundo o secretário, em uma futura cheia do Rio Tietê esse lixo pode se deslocar até Salto, fazendo com que a cidade volte a ser prejudicada com a sujeira oriunda de outros municípios. Para evitar que isso ocorra, o prefeito Juvenil Cirelli vai oficiar a EMAE para que a empresa execute uma ação para retirar esse lixo do Rio Tietê, evitando que Salto seja penalizada.

Comentários