Região

Publicado: Terça-feira, 2 de setembro de 2014

Alunos de Salto farão exposição de fotos do Projeto Clique Jovem

A Mostra ocorrerá nos meses de setembro e outubro.

Crédito: KR Comunicação Alunos de Salto farão exposição de fotos do Projeto Clique Jovem
Oficina do Projeto, no CEMUS V

Terá início no dia 15 de setembro, uma exposição de fotografia que reunirá trabalhos de alunos da rede pública de ensino da Prefeitura da Estância Turística de Salto, participantes do Projeto Clique Jovem.

Por intermédio do Projeto, cerca de 50 estudantes de 10 a 16 anos, do Centro de Educação Municipal de Salto (CEMUS V), localizado no Bairro São Judas Tadeu, participam desde o início deste ano de oficinas de iniciação fotográfica, oferecidas no contraturno das aulas e ministradas pelo fotógrafo profissional Mauro Machado e pelo arte-educador Antônio Macena.

Com câmeras nas mãos, fornecidas pelo Projeto, eles retratam o cotidiano, como por exemplo, a casa e o bairro onde moram, a família e os amigos, além de desenvolverem uma série de trabalhos fotográficos, sempre orientados pelos professores. As oficinas possuem o total de 30 horas de atividades teóricas e práticas, nas quais são abordados diversas assuntos, como teoria de imagem, iluminação, técnicas fotográficas com câmeras digitais compactas e celulares, diferenciação entre fotografia analógica e digital etc.

O principal objetivo da iniciativa é despertar nos jovens a criatividade e o olhar crítico, bem como o interesse sobre formas de expressões artísticas. Também visa possibilitar o acesso a informações sobre o mercado de trabalho e a vivência das profissões relacionadas à fotografia, assim como utilizar o espaço da escola para reforçar as relações de ensino-aprendizagem e a integração entre alunos e professores. “Antes de serem concluídas, as aulas de fotografia já mudaram pra melhor a vida dos adolescentes, criando novas oportunidades e expandindo horizontes.

A adolescente Bianca Arcanjo Almeida, por exemplo, recebeu a Menção Honrosa na categoria Fotografia, do XXI Prêmio Câmara de Meio Ambiente, em Salto, em junho deste ano, quando ainda faltavam dois meses para o final do curso”, disseram os professores do Projeto.

A exposição fotográfica terá entrada gratuita e estará aberta ao público entre os dias 15 e 30 de setembro no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte (CEC), entre 3 e 15 de outubro na Biblioteca Municipal, e também na escola CEMUS V, em data a confirmar. Além da Mostra, o material produzido pelos aprendizes também fará parte de um fotolivro, que documentará todo o processo das oficinas.

Sobre os profissionais

Mauro Machado é fotógrafo profissional desde 1981, ministra aulas particulares de fotografia e foi curador do 1º Concurso Nacional de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família, no SESC Campinas, além de diversas outras exposições fotográficas. Antônio Macena é arte-educador em diversas escolas públicas da região e ministra aulas de fotografia.

Comentários