Região

Publicado: Quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Alunos da EMEF. Coronel Esmédio visitam Parques de Salto

Atividade fez parte de um projeto interdisciplinar.

Crédito: Divulgação Alunos da EMEF. Coronel Esmédio visitam Parques de Salto
Alunos no Parque das Lavras em Salto

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF. Coronel Esmédio, de Porto Feliz, visitaram no dia 14 de setembro, o Parque da Rocha Moutonnée e Parque das Lavras em Salto.

A atividade fez parte de um projeto interdisciplinar de Geografia e História com os professores Luciano Anselmo Rainieri e Carlos Carvalho Cavalheiro.

Os professores perceberam que muitos dos conteúdos trabalhados em sala de aula poderiam ser melhor compreendidos pelos alunos a partir desse passeio. A Rocha Moutonnée, por exemplo, é uma feição criada sobre uma superfície rochosa e causada por abrasão glacial, ou seja, pela erosão da superfície da rocha pela passagem de uma geleira que erode esta rocha, formando um perfil assimétrico, menos inclinado no sentido de movimentação da geleira.

O nome "Moutonnée" deriva da palavra francesa "mouton" que significa carneiro devido a seu formato parcialmente arredondado (como um carneiro deitado). O afloramento de rocha moutonné situado no município de Salto, Estado de São Paulo, é o único exemplar conhecido na Bacia do Paraná e foi gerado sobre uma formação de granito pela grande glaciação que ocorreu no hemisfério sul durante a Era Paleozóica, entre 270 e 350 milhões de anos atrás.

A rocha foi descoberta na década de 1940, mas infelizmente já havia sido bastante explorada para extração de granito. No parque, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer réplicas de dinossauros.

Já no Parque das Lavras, os estudantes conheceram a segunda Usina hidrelétrica - atualmente desativada - do rio Tietê, construída em 1906. Visitaram ainda o Museu da Usina de Lavras e o Monumento a Nossa Senhora do Monte Serrat. 

Comentários