Região

Publicado: Sexta-feira, 18 de março de 2011

Porto Feliz alerta para clonagem de placas de veículos

Saiba como tentar evitar esse acontecimento.

Os motoristas que já receberam notificação de autuação de trânsito de lugares que nunca estiveram, podem ter sido vítimas de veículos com placas clonadas. De acordo com a Coordenadoria de Sistema Viário (CSV), a clonagem acontece a partir do momento em que os criminosos anotam o número da placa de um veículo, além de cor e modelo. Em seguida, fazem a clonagem. Pode acontecer também do modelo e a cor serem diferentes.

Porto Feliz tem vários casos no município, porém os recursos apresentados com documentos que comprovam que o veículo não estava naquele local, foram deferidos. Segundo o agente de trânsito Gustavo Augusto de Sousa, assim que o proprietário suspeitar que seu veículo esteja com as placas clonadas, deverá juntar provas e registrar um boletim de ocorrência na Delegacia do município, que tomará as providências necessárias.

Depois de comprovada a duplicidade do veículo, o proprietário deverá apresentar um requerimento na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade, informando os dados que levaram o proprietário a detectar a existência do outro veículo. Sendo assim, a autoridade competente poderá permitir a substituição das placas do veículo vitimado.

Para que a vítima tenha seus direitos preservados, a CSV alerta que os cuidados devem começar no momento de adquirir um veículo. O comprador deve verificar os números da carroceria, selos de marcação, vidros, motor, além de consultar o histórico do veículo através do despachante ou mesmo pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A pessoa que for detida com um veículo clonado será autuada de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da violação ou falsificação na identificação do veículo, além de responder pelo crime de adulteração de veículo, previsto no artigo 311 do Código Penal e a penalidade, de acordo com o CTB, é apreensão do veículo e multa no valor de R$ 191,54. Já pelo Código Penal, a pena é de três a seis anos de reclusão, além de multa.

A Coordenadoria de Sistema Viário é vinculada a Diretoria de Segurança e Operações Comunitárias e atende pelo telefone (15) 3262-1222.

Comentários