Região

Publicado: Segunda-feira, 30 de março de 2015

Abertas as inscrições para oficina gratuita de arte e dança em Salto

Interessados devem se inscrever na Sala Palma de Ouro.

Abertas as inscrições para oficina gratuita de arte e dança em Salto
São 30 vagas disponíveis gratuitas para bailarinos e interessados a partir de 14 anos

Estão abertas as inscrições para Oficina de Improvisação e Composição de Arte e Dança, que será promovida pelo Núcleo Corpo Rastreado em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Salto, no dia 2 de maio, sábado, às 14 horas, na Sala Palma de Ouro.

São 30 vagas disponíveis gratuitas para bailarinos e interessados a partir de 14 anos. Aos alunos é sugerido roupa confortável e meia. Se possível não utilizar roupa de balé. É necessário material para anotações.

Ministrada pelo bailarino profissional Luiz Fernando Bongiovanni, a Oficina Improvisação e Composição busca instrumentalizar os participantes com ferramentas teórico-práticas para que possam, tanto iniciar reflexões sobre coreografia, quanto colaborar em processos coreográficos.

O objetivo principal é oferecer uma introdução e desmistificação do assunto para aqueles que pouco ou quase nada fizeram de improvisação.

“A técnica se baseia na relação que pode ser criada a partir de interações entre partes corporais e espaço, e no conceito de tarefas. As partes corporais podem ser indicadas como móveis e alguns pontos espaciais designados como fixos, a partir daí uma série de tarefas são propostas. As tarefas são enunciados teóricos que demandam do aluno uma resolução prática, como por exemplo: com o ombro direito tocar o ponto da diagonal”, conta Luiz Fernando Bongiovanni, que trabalhou como bailarino profissional por 10 anos na Europa.

As inscrições acontecem na própria Sala Palma de Ouro, que fica no Centro de Educação e Cultura “Anselmo Duarte”, localizado na Rua Prudente de Moraes, 580 - Centro. Mais informações e inscrições pelo telefone (11) 4602-8693.

Espetáculo “Nossos Sapatos”

Ainda no dia 2 de maio, às 20 horas, na Sala Palma de Ouro, o Núcleo Corpo Rastreado apresenta o espetáculo “Nossos Sapatos”, com entrada franca. É um trabalho de artes cênicas que tem como temática de pesquisa a saudade. Como é a nossa relação com a ausência de uma pessoa querida? Como se relacionar com esse vazio? O que fica na memória?

Um livro norteou grande parte da pesquisa: “Sobre a Morte e o Morrer”, de Elisabeth Kubler-Ross. Neste livro a autora desenvolve o que mais tarde ficou conhecido como as fases da morte: negação, ira, barganha, depressão e aceitação. Este trabalho, que de certa forma inaugura a medicina paliativa, também serve de base para as relações do luto que inevitavelmente farão parte de nossas vidas.

Comentários