Região

Publicado: Terça-feira, 24 de março de 2015

Aberta a exposição "Sinais - Heranças e Andanças" em Salto

Mostra prossegue até o dia 17 de maio.

Crédito: Prefeitura de Salto Aberta a exposição "Sinais - Heranças e Andanças" em Salto
A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória

Na noite do sábado, dia 21 de março, foi aberta no Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” a exposição temporária “Sinais – Heranças e Andanças”, fruto de um projeto pioneiro que reúne gestores e funcionários de museus de oito cidades das regiões de Sorocaba e Itapeva.

O evento contou com a participação da vice-prefeita Jussara Vilaça, do secretário municipal de Cultura, Marcos Pardim, do diretor do Sistema Estadual de Museus (SISEM), Davidson Panis Kaseker, e da representante regional da Região Administrativa de Sorocaba, Raquel Fayad.

Kaseker exaltou a iniciativa do SISEM– SP, em modernizar e capacitar os museus da região de Sorocaba e Itapeva, criando esse projeto pioneiro na museologia brasileira e internacional, que foi o projeto de curadoria coletiva. Também foi exaltada a grande capacidade de articulação das regiões de Itapeva e Sorocaba, característica fundamental para o êxito do projeto.

Ao usar da palavra, o secretário de Cultura de Salto demonstrou a importância de ações como essa para o fortalecimento da cultura e apontou o projeto “Curadoria Coletiva” como uma importante política pública na área de museus, elogiando o SISEM-SP pela iniciativa.

“É muito importante evidenciarmos as identidades, sejam pessoais ou coletivas, e este aspecto é uma questão primordial na vida do ser humano. O Museu da Cidade de Salto se encaixa nesse processo, a partir de sua nova exposição de longa duração, tornando-o espaço de todas as identidades da cidade”, declarou a vice-prefeita ao também agradecer a parceria com o SISEM.

Após a abertura, foi feita uma monitoria de toda a exposição realizada com o coordenador do Museu da Cidade de Salto, Rafael Barbi.

Apresentações culturais

Antes de iniciar a cerimônia de abertura ocorreram apresentações culturais como o dueto composto por músicos da Orquestra de Violeiros, o professor do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, Prof. Rodrigo Oliver e o aluno Igor Feitosa, que trouxe uma coletânea instrumental com grandes obras da música caipira. Em seguida, os presentes assistiram uma apresentação da Companhia de Dança Faces Ocultas, criada especialmente para o centenário da Ponte Pênsil, realizado em 2014.

Sobre a mostra

A mostra é composta por fotografias, objetos de acervo que ilustram a identidade das instituições e instalações representando locais e marcos de memória. O projeto de curadoria coletiva reuniu museus de oito cidades da região sudoeste paulista e teve a parceria da produtora cultural Homens de Saia. Participaram da ação os municípios de Botucatu, Itapeva, Tatuí, Pratânia, Piraju, São Manoel, Votorantim e Salto.

A exposição evidencia os traços culturais que formam as identidades e que trazem reflexões sobre as cidades, problematizando os acervos dos museus, debatendo seus significados e desconstruindo uma ideia de que são coisas velhas, sem nenhum diálogo com questões atuais.

Com entrada gratuita a visitação acontece até 17 de maio de 2015, de terça a domingo, das 9 às 17 horas. O Museu da Cidade de Salto “Ettore Liberalesso” está localizado na Rua José Galvão, nº 104. Mais informações pelo telefone (11) 4029-3473 ou no site www.sisemsp.com.br. 

Comentários