Região

Publicado: Quarta-feira, 23 de setembro de 2015

800 crianças "abraçam" o Rio Tietê em Salto

Mobilização municipal pediu a despoluição do rio.

Crédito: Imprensa - Prefeitura de Salto 800 crianças "abraçam" o Rio Tietê em Salto
Estudantes lotaram o Pavilhão das Artes

Um grupo de pouco mais de 800 crianças das escolas CEMUS (Centro de Educação Municipal de Salto), da rede municipal de ensino da Estância Turística de Salto, realizou um grande “abraço” ao Rio Tietê na cidade na manhã de 22 de setembro, data onde é celebrado do Dia do Rio Tietê

Dentro do projeto “Abraço ao Tietê”, realizado pelo segundo ano consecutivo pela Prefeitura de Salto, meninos e meninas das unidades I, III, IV, VI, IX, X e XI estiveram no Pavilhão das Artes, onde apresentaram os cartazes e o “grito de guerra” que fizeram para homenagear o maior rio do Estado de São Paulo.

Antes de se dirigirem até a margem direita do rio para realizar o abraço, os estudantes assistiram uma apresentação do Coral do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e ouviram a declamação de uma poesia sobre o Tietê e a cidade de Salto, que foi apresentada pela senhora Ivone Casseta Effori, avó de um aluno do CEMUS VI.

Logo depois das falas do prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, do presidente da Câmara, Willhes Gomes da Silva e dos secretários de Meio Ambiente, João De Conti Neto e de Educação, Milta Alves Maron, os alunos entoaram o grito “Tietê, Tietê, nós vamos limpar você” e se dirigiram até a margem do rio onde, de mãos dadas, “abraçaram” o rio.

Também participaram do evento a vice-prefeita, Jussara Vilaça, o secretário de Defesa Social, Coronel Adilson Marinho, de Cultura, Marcos Pardim e Ação Social e Cidadania, Lucília Barbosa de Jesus.

Ação

Assim como ocorreu em 2014, o grande objetivo do ato foi de chamar a atenção e cobrar dos órgãos estaduais, como o DAEE (Departamento de Aguas e Energia Elétrica) e a EMAE (Empresa Metropolitana de Aguas e Energia S.A) e do Governo do Estado de São Paulo medidas efetivas para a despoluição do Rio Tietê.

Em novembro do ano passado, após a abertura das barragens de Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, uma grande quantidade de lodo tingiu as águas do Tietê em Salto de preto, provocando a morte de mais de 40 toneladas de peixes.

Já nesse ano, no dia 9 de setembro, devido a cheia do rio, uma rua da cidade foi invadida por uma espuma escura que trouxe junto um lodo preto e muita sujeira.

Para cobrar dos órgãos competentes, membros do Governo Municipal já se reuniram com representantes do Estado, Ministério Público e nessa semana integraram uma Audiência Pública realizada pela ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), que discutiu a necessidade de despoluição do Tietê.

Comentários