Região

Publicado: Quarta-feira, 29 de junho de 2016

4ª "Olimpíada de História" é realizada na EMEF. Coronel Esmédio

Alunos tiveram que resolver enigmas referentes a lugares de Porto Feliz.

Crédito: Divulgação 4ª "Olimpíada de História" é realizada na EMEF. Coronel Esmédio
Equipe vencedora das Olimpíadas de História

A 4ª Edição da Gincana "Olimpíada de História", realizada na EMEF. Coronel Esmédio, em Porto Feliz, mudou a rotina dos estudantes no dia 29 de junho. Com uma série de enigmas referentes a lugares de memória da cidade, os alunos desenvolveram o olhar atento sobre o mundo que os cerca.

Nesta edição, a novidade foi que os jovens tiveram de carimbar a folha de enigmas em três lugares: Casa da Cultura, Pousada Casa de Barro e Biblioteca Municipal.

De acordo com o idealizador, o professor de História Carlos Carvalho Cavalheiro, a Gincana se propõe a criar um novo olhar sobre a cidade, mas também estabelecer as relações com a comunidade e o entorno da escola. "Temos a vantagem de estarmos localizados na região central de Porto Feliz. Por isso, a comunidade e o entorno da escola são ricos em todos os aspectos", informa o professor.

Ao todo participaram do evento 18 equipes formadas por 5 alunos. Cada equipe foi acompanhada de um adulto, professor ou funcionário da escola. Além disso, foi solicitado o apoio da Ronda Escolar da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal e do Setor de Trânsito. Com isso, a segurança dos estudantes ficou garantida.

Os alunos, acompanhados de professores e funcionários da escola, percorreram prédios, observaram monumentos, praças e logradouros com uma lista de 17 enigmas envolvendo aspectos da história política, econômica, social, esportiva e ambiental de Porto Feliz.

Lugares como o Parque das Monções, a Praça da Matriz (Praça José Sacramento Filho), Casa da Cultura, a sede do Esporte Clube União, A Igreja de São Benedito, a Biblioteca Municipal, a antiga Casa de Alfândega (atual Restaurante Belini) e a Prefeitura Municipal foram alguns dos espaços visitados pelos alunos.

A Gincana "Olimpíada de História", que já está em sua quarta edição, foi criada a partir de uma solicitação dos alunos dentro de um "combinado" com o professor Carlos Carvalho Cavalheiro. A primeira edição ocorreu em julho de 2010, a segunda no ano de 2012 e a terceira em 2013.

"O apoio de todos, desde a equipe gestora até funcionários e professores foi essencial para o sucesso de mais essa edição da Gincana", comenta Cavalheiro. O objetivo da atividade é despertar o interesse dos alunos pelas coisas da sua cidade, bem como desenvolver o olhar atento e a leitura crítica do mundo.

A Equipe Gestora da escola Coronel Esmédio é composta pela Diretora Ernides Martelini, a vice-diretora Carine Dumont e as coordenadoras pedagógicas Carolina Botignon e Andréa Antunes. 

Comentários