Região

Publicado: Quinta-feira, 26 de julho de 2012

4º Congresso de Educação de Porto Feliz acontece nos dias 30 e 31

Evento deverá reunir 900 educadores.

4º Congresso de Educação de Porto Feliz acontece nos dias 30 e 31
O Congresso faz parte das ações de formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de ensino de Porto Feliz

A Prefeitura de Porto Feliz, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove nos dias 30 e 31 de julho, o 4º Congresso de Educação de Porto Feliz, que deverá reunir em torno de 900 educadores das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de profissionais de educação especial. As atividades serão desenvolvidas no Porto Feliz Tênis Clube, que fica na Rua Santa Cruz, 792 – Jardim Bela Vista.

Neste ano, o evento traz o tema “A Sustentabilidade e a Diversidade na Educação Humanizadora”, visando sensibilizar a ação pedagógica para seu potencial reflexivo, buscando o acolhimento de todos e concretizando assim a função transformadora da educação.

Além de assistir às palestras, cada profissional da educação poderá escolher a atividade que deseja fazer. Serão 14 oficinas e três minicursos diferentes, cada um deles com duas edições.

As oficinas abordarão assuntos como "O ensino da língua estrangeira no Brasil: histórico e reflexões", "Soluções cooperativas para um mundo em transformação", "Cultura, diversidade e inclusão social”, “Bullying: Prevenção atitudes – o papel dos educadores”, entre outros. Já os mini-cursos trarão os temas “Planeta Terra... nosso casarão”, “Os avanços da avaliação no século XXI”, “A música em todos os cantos”.

O Congresso faz parte das ações de formação continuada e qualificação dos profissionais da rede de ensino de Porto Feliz. O vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Esportes, Julio Cesar Bronze, explica o significado do congresso para manter a qualidade da educação nas escolas. “Nós observamos que esse é o momento dos educadores realizarem uma capacitação de seus serviços, trocarem experiências com outros profissionais, enfim, é a hora para acontecer àquela manutenção do seu conhecimento. Serão dois dias de intenso trabalho de treinamento e atualização, para que os professores voltem ao trabalho a todo vapor”, afirma o secretário.

Programação

Na segunda–feira, 30, as atividades começam às 7h30, com recepção e credenciamento dos participantes. A abertura oficial está marcada para as 8h, no Porto Feliz Tenis Clube, com participação do Instituto de Educação Musical Sonorum.

Ás 9 horas, acontece exibição de vídeo (LipDup) da rede municipal de educação de Porto Feliz. Em seguida, será realizada a palestra “Educação, Sustentabilidade e Diversidade”, com a professora Drª. Terezinha Azerêdo Rios, seguido de considerações finais e perguntas. No período da tarde, o evento continua com oficinas e minicursos, que acontecerão aleatoriamente na “Estação Cultural Assumpta Luzia Marchesoni Rogado”, no “Olair Coan” e na EMEF “Prof. Domingos de Marco”, até as 17h.

Na terça-feira, 31, as oficinas e minicursos serão retomados a partir das 7h30. À tarde, haverá credenciamento para o Espetáculo Musical “1964”. O encerramento fica por conta do antropólogo, Tião Rocha, com a palestra “Pedagogia da Roda e Aula de Cafuné”.

Mais informações através do site: www.congressoportofeliz2012.com.br ou na Diretoria de Educação, através do telefone: (15) 3262 4901.

Comentários