Região

Publicado: Sexta-feira, 20 de maio de 2016

20ª Edição da Festa Ítalo-Saltense será realizada de 27 a 29 de maio

Evento terá diversas atrações artísticas e gastronômicas.

Crédito: Divulgação/AI Salto 20ª Edição da Festa Ítalo-Saltense será realizada de 27 a 29 de maio
Autoridades e chefes de cozinha durante coletiva de imprensa realizada para falar sobre os detalhes da festa

A 20ª Edição da Festa Ítalo-Saltense acontece neste ano de 27 a 29 de maio, no Pavilhão das Artes localizado na Praça Archimedes Lammoglia, em Salto. O evento será realizado pela Prefeitura de Salto, em parceria com a MPR Eventos, e contará com diversas atrações artísticas e gastronômicas.

Em coletiva realizada no dia 18 de maio, o secretário de Cultura, Marcos Pardim, acompanhado pelo prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, pela vice-prefeita, Jussara Vilaça, Odair Peron (Associação Italiana Giuseppe Verdi), e dos renomados chefes Carlos Soares, Juan Soares e Denis Corazza, falou sobre os detalhes da festa.

Além da programação e da participação das entidades, dos food trucks e tendas, o secretário ressaltou a maneira que a festa foi conduzida e entregou à imprensa, as atas de reuniões realizadas sobre o evento. "Desde o fim do ano passado pedimos aos presidentes da Associação Italiana e da Associação Emiliano-Romagnola, para sermos parceiros na festa. Construímos a festa conjuntamente. No ano passado, nós tivemos a ideia da parceria dos foods trucks. Neste ano, foram algumas entidades que pediram".

O presidente da Associação Italiana Giuseppe Verdi, Odair Peron, parabenizou a maneira que a festa está sendo conduzida. "Parabenizo ao secretário como a festa está sendo planejada. Um dos nossos grandes interesses é que as entidades tenham uma renda. Em 2009, quando a administração falou que não faria a festa, resolvemos promove-la em parceria com a A.A. Saltense. Justamente pensando nas entidades".

Os três chefes presentes, que inclusive prepararam dois pratos para degustação da imprensa, falaram da experiência que eles têm na culinária e a expectativa pelo evento.

Carlos Soares, que integra a Federação Italiana Cook da América Latina e que representa do Brasil com seu buffet em olimpíada, virá a festa pela primeira vez. Em sua fala, compartilhada com o filho Juan, alegrou-se pelo convite e afirmou que suas expectativas são as mais positivas possíveis.

Corazza, que também integra a Federação Italiana Cook da América Latina e no ano passado já esteve participando da festa, falou sobre a receptividade de 2015 e disse que espera que esta edição seja melhor que a outra, ressaltando o sucesso da primeira que veio.

Finalizando as falas, o prefeito, fez questão de relembrar os objetivos em promover esta festa. "O nosso objetivo em promover a festa é unir os prazeres da gastronomia, da boa música e de beneficiar as entidades da cidade. A boa cozinha, como já vimos aqui, dispensa comentários. O talento dos artistas da cidade, que a maioria de vocês conhece, e que se apresentarão também. Teremos 11 entidades participando".

Programação

Em seu primeiro dia de realização, na sexta-feira, 27 de maio, o evento terá início às 17h, porém a abertura oficial será às 19h, seguida por apresentações da Faces Ocultas Cia de Danças, Grupo Folclorístico STELLA Bianca e Banda Livre Acesso.

Já no sábado, dia 28 de maio, a festa começará às 12h. Nesta data, o público poderá prestigiar os seguintes shows: corais da cidade (Canto da Terra, Melhor Idade, Vozes Afro e Associação Giuseppe Verdi com União Musical Gomes-Verdi), tenor Humberto Vitalle, Kombo Instrumental Conservatório e Mix Musicale.

E por fim no domingo, dia 29, último dia da programação, a festa terá início novamente às 12h, e no decorrer da tarde e noite, haverá as apresentações do músico Tatângelo, de grupos de dança da cidade (Construção 7, Girassol, Marisa Gil, Paulo Matulevícius e Viviane Guerrero) e do Art Trio Castellari.

Gastronomia

A variedade de produtos gastronômicos será a marca da festa. Além das diversas barracas/tendas, o evento terá também foods trucks.

As opções serão: Chef Carlos Soares - Espaguetada à bolonhesa, Nhoque ao Sugo, Capeletti in Brodo; Chef Juan Soares - Lanche de Leitão e Polenta mole; Chef Denis Corazza - Risoto e Pizza; Chef Herman Food - Burguer de Polpetone; Delícias do Mercadão - Lanche de Mortadela; Truck Firoco Drinks - Soda Italiana; Truck Rolando: Churrinho; Truck Makkarrão: Masssas em geral; Truck Cannoli; Tenda Casa da Criança - Porquetta; Tenda Amigos do Conservatório - Queijo, Vinho e Polenta; Tenda Anibras - Chopps.

Entidades

Em comum acordo com entidades beneficentes do município, 10% da arrecadação com as vendas dos food trucks e barracas coordenadas pela MPR Eventos será destinada para sete instituições: Associação Afro Saltense, Ponto de Cultura Barros Jr., Associação dos Deficientes Físicos de Salto (Adefis), Associação Italiana Giuseppe Verdi, Projeto Divino Salvador, Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos (Aspas) e Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha).

Outras quatro entidades terão suas próprias barracas. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - terão barraca da roleta, Casa da Criança (venderão "Porchetta"), Associação Nipo-Brasilera de Salto (Anibras) - chopp e Associação Amigos do Conservatório (queijo, vinho e polenta).

Apoio

A festa tem apoio e parceria da Associação Italiana Giuseppe Verdi e da Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante Salto/Itu.  

Comentários