Região

Publicado: Terça-feira, 16 de agosto de 2016

2ª intervenção do projeto "Todos Podem ser Frida" ocorre no sábado

Evento acontece das 9h às 16h30, na Sala Giuseppe Verdi.

Crédito: Camila Fontenele 2ª intervenção do projeto "Todos Podem ser Frida" ocorre no sábado
A atividade consiste em recriar a imagem de Frida Kahlo em pessoas comuns

O projeto "Todos Podem ser Frida", da fotógrafa Camila Fontenele, realizará a sua 2ª intervenção no sábado, dia 20 de agosto, das 9h às 16h30, na Sala Giuseppe Verdi em Salto. Neste evento haverá a participação do público.

A atividade, consiste em recriar a imagem de Frida Kahlo em pessoas comuns. Para participar, os interessados deverão dirigir-se ao local e assinar uma autorização de uso de imagem.

Além da intervenção, segue exposta no mesmo local, a mostra homônima ao projeto. A vinda da exposição é fruto de uma parceria com o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, e que realiza ações importantes para o debate acerca da igualdade de direitos para a comunidade LGBTT, além de questões relacionadas ao debate de gênero.

A mostra estará disponível para visitação até o dia 21 de agosto (domingo), das 8h às 17h.

O projeto

O projeto teve início com intervenções na cidade de Sorocaba, em 2013, chegando ao Museu da Diversidade Sexual em 2014, quando ficou em cartaz de novembro a fevereiro de 2015.

O estudo e as fotos oficiais do projeto foram feitos de junho de 2012 a julho de 2013. A produção foi realizada por artistas plásticos convidados pela idealizadora do projeto e os modelos todos do sexo masculino. A inversão de papéis e gênero foi propositadamente escolhida para mostrar que a imagem da Frida está presente nas várias nuances do ser humano.

Além disso, essa questão está totalmente ligada aos rumores de sua bixessualidade. A transgressão da figura masculina nos ensaios fotográficos é disseminada de uma maneira poética e feminina, traçada por cinco fatos mais impactantes da vida da artista mexicana Frida Kahlo: "Frida por Inteiro", "O Amor de Frida", "A Dor de Frida", "As Cores de Frida" e "O Aborto de Frida".

Serviço:
Local: Sala Giuseppe Verdi
Endereço: Rua José Galvão, nº 104, no Centro - Salto/SP
(11) 4029-3473 

Comentários