Região

Publicado: Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

10ª edição do Cinefest exibirá vídeos de portofelicenses neste mês

Apresentações serão realizadas nos dias 24 e 26 de fevereiro

10ª edição do Cinefest exibirá vídeos de portofelicenses neste mês
Este ano foram selecionados para o Cinefest 82 curtas

Os vídeos portofelicenses "Meu Sorriso Negro", de Carlos Carvalho Cavalheiro e "Fractus", de Cleber Avancine serão exibidos neste mês na 10ª edição do Cinefest Votorantim. "Fractus" será apresentado no dia 24 de fevereiro (quarta-feira) e "Meu Sorriso Negro" no dia 26 de fevereiro (sexta-feira).

Ambos os vídeos concorrem na Mostra Regional Cachoeira IV, de vídeos produzidos na região.

O vídeo "Fractus", de Cleber Avancine está também concorrendo à Fase Estadual do Mapa Cultural Paulista. Já o vídeo do professor Carlos Carvalho Cavalheiro foi finalizado este ano e, por isso, não participou de nenhuma competição ainda, fora o Cinefest. "Meu sorriso negro" traz depoimentos de artistas negros de Sorocaba e foi lançado no dia 4 de dezembro, juntamente com o livro "Tradições negras sorocabanas e memória", também de autoria do professor.

Apesar de residir em Sorocaba, o professor Carlos tem estreita ligação com a cidade, exercendo a sua função de professor de História na rede pública municipal, sendo colunista da TRIBUNA e cidadão porto-felicense, desde 2013, por título outorgado pela Câmara Municipal, por propositura do vereador Claudio dos Santos "Marola".

Recentemente lançou o livro "O Negro em Porto Feliz", que traz artigos sobre a história e a cultura dos afrodescendentes da cidade.

10ª Edição do Cinefest Votorantim 

O Cinefest Votorantim é um dos mais conceituados festivais de cinema do interior paulista e já está na sua 10ª edições. O festival ocorre entre os dias 15 a 27 de fevereiro, com atrações que vão desde palestras e oficinas à exibição dos vídeos selecionados para as mostras competitivas.

Este ano foram selecionados para o Cinefest 82 curtas, sendo 33 filmes da Mostra Competitiva Regional - Cachoeira, 34 da Mostra Competitiva Nacional - Pindorama, 8 da Mostra Competitiva Ambiental - Raízes e 7 da Mostra Paralela. Todas as sessões são gratuitas. 

Os selecionados de todas as regiões do Brasil irão concorrer aos prêmios de: Melhor Filme Nacional, Melhor Filme Regional, Melhor Filme Ambiental, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Montagem e Melhor Trilha Original. O público também poderá participar da escolha, selecionando o prêmio júri popular.

Comentários