Opinião

Publicado: Sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Somos todos influenciadores

Por Deborah Dubner.

Somos todos influenciadores
"O que está em jogo é muito sério, é o Brasil que vai prosperar ou continuar afundando!"

Assim como você que lê este texto, sou influenciadora de ideias, emoções e atitudes. Palavras, atos, sorrisos, crenças e emoções influenciam o nosso entorno. Pode ser com pessoas conhecidas ou completamente desconhecidas. Na presença de um olhar ou de uma imagem virtual, somos capazes de tocar alguém e alterar significativamente algo em sua vida.

Tenho entrado em contato com esse lugar de poder, muito atenta e ciente da responsabilidade e da humildade que me cabe. Quero sim influenciar com o que acredito, mas sempre relativizando certezas, sem impor verdades ou induzir a caminhos e posições.

Diante desta reflexão, me vejo hoje olhando as eleições presidenciais de uma maneira completamente nova do que sempre fui. É bom a gente se reinventar e vencer crenças e preconceitos que estavam tão tatuados, quase impossíveis de se descolar. Assim me sinto em 2018, dias antes do nosso novo presidente ser eleito.

Percebo que deixei de lado a política desde quase sempre, por ser um espaço de briga, corrupção, ganância e de tudo aquilo que eu detesto. Nunca me posicionei publicamente, sempre vivendo e acreditando que fazendo minha pequena parte posso ajudar a melhorar o mundo. Mas sempre longe do universo da política. Não me dei conta de que isso é pura ilusão. Não existe mundo fora da política. Tudo faz parte de uma coisa só. Se no poder estão “os outros” é porque deixamos, nos retiramos, nos calamos. Fizemos o que era melhor pra eles, com certeza. Não ocupamos o espaço que o Brasil merece. E sofremos as consequências desastrosamente.

Este ano tive a sorte de estar muito próxima a cidadãos que veem na política a vocação de servir. Brasileiros que, como eu, acreditam e amam o nosso país. Pessoas incríveis que se candidataram para deputado federal, estadual e até presidência. Gente que é movida por ideais nobres e não pela ganância de poder. Tenho visto de perto eles colocarem suas vidas a serviço, neste espaço conturbado e doente. Admiro a coragem que não tive. Honro profundamente suas escolhas.

Eu vou votar com amor e fervor em Marina Silva. Por sorte, tenho o privilegio de estar muito próxima dela e acompanhar alguns de seus conturbados dias quando ela passa por São Paulo. Marina é íntegra, extremamente inteligente e sábia, defende e pratica uma cultura de paz, tem o coletivo na veia, sabe ouvir, perguntar, aprender, mudar, qualidades que eu valorizo em um ser humano. Articula com transparência, acha brechas inteligentes, cria novos cenários e gera novos conceitos. Marina é antes de tudo uma guerreira, que me inspira como pessoa, como cidadã e como mulher.

Me entristece ver o nível de desinformação e preconceito que ainda existe entre nós, brasileiros. Canso de ler que ela é fraca, que é esquisita, que sumiu, que é em cima do muro. Ela pode ser mil coisas, e com certeza é imperfeita. Mas esses adjetivos não representam quem ela é de fato. Representam na verdade o nosso olhar enviesado por uma visão de mundo separatista e preconceituosa.

Se eu pudesse escolher como ser influenciadora neste momento escolheria influenciar as pessoas a votarem no candidato que acreditam. Se você é daqueles que não acredita em ninguém, tente se abrir para uma nova possibilidade de esperança. Procure se informar, ler profundamente e analisar. Olhe a história de vida de cada candidato. Não vote com base em resultados de pesquisa pelo amor de Deus. Essa história de voto útil nunca deu certo! E as pesquisas induzem! Vote em quem você acredita! Forme sua opinião! Use seu precioso tempo para aprender e fazer a diferença! Está na hora de votarmos com mais conhecimento e clareza, não porque achamos um candidato simpático, bonito ou porque ele promete o que eu quero ouvir. O que está em jogo é muito sério, é o Brasil que vai prosperar ou continuar afundando!

Sou muito grata por ser brasileira. Eu amo o nosso país e o nosso povo! Acho que merecemos realizar a nossa missão enquanto nação, de ser exemplo de prosperidade e abundância de alegria, criatividade, recursos naturais e amor. Tudo isso é um motor invisível mas poderosíssimo para a Saúde, Educação, Meio Ambiente, Economia e todas as áreas da sociedade. E o Brasil tem esse motor na veia!

Você também é um influenciador! Use o seu poder para iluminar a política brasileira. Mostre em quem você acredita! Não desista de ocupar este espaço. Eu não sou exemplo disso, apenas estou aprendendo a fazer diferente.

Sei que tenho inspirado a prática da gratidão, levei pessoas para as Danças Circulares, escrevi textos que inspiraram algumas vidas. Gostaria muito que tudo isso pudesse ser complementado com uma ação minha que ajudasse o Brasil no âmbito político. Espero que este texto sirva para alguma coisa.

O que eu quero mesmo, como diz Marina, é um Brasil economicamente próspero, politicamente democrático, socialmente justo e ambientalmente sustentável. Quero paz, quero alegria e quero força pra amar todo santo dia. Para mim e principalmente para as próximas geraçōes!


Deborah Dubner é psicóloga, escritora, focalizadora de Danças Circulares e atuante no universo da comunicação digital, através de portais e sites que criou e gerencia. Idealizadora da Prática #umagradecimentopordia, que se tornou um Movimento de Gratidão. Autora de quatro livros, publicou em 2018 "A Prática da Gratidão", que tem sido tema de rodas de conversa.

Comentários