Opinião

Publicado: Quinta-feira, 19 de julho de 2018

O Futuro nos Olhos, a História na Mente e o Presente nas Mãos

Por Rangel Mohedano.

O Futuro nos Olhos, a História na Mente e o Presente nas Mãos
"Vi de perto que é possível mudar radicalmente os processos de gestão pública se houver vontade política e cidadãos conscientes."

Desde 2003 acompanho a Marina Silva bem de perto. Em 2007 um grupo ligado à cultura de paz e sustentabilidade teve a ideia de que nada traria uma transformação social mais rápida e profunda do que eleger uma Presidente que representasse o que o Brasil tem de melhor em seu povo e em sua política. Uma pessoa ligada ao que há de mais avançado no mundo, reconhecida internacionalmente por sua trajetória e capacidade de diálogo e governança. Nascia o Movimento Marina Silva Presidente. Na época distribuíamos adesivos, depois fizemos uma rede social (antes mesmo do facebook chegar ao Brasi). Chegamos a mais de 46 mil pessoas sonhando juntas, conversando com as pessoas nas ruas, organizando piqueniques e aulas públicas, abrimos nossas casas como Casas de Marina, e em 2010 foram mais de 20 milhões de votos em uma campanha absolutamente austera, com parcos recursos e estrutura. Nunca imaginamos que chegaria onde estamos hoje.

Marina Silva Presidente do Brasil é algo tão possível e importante que nos anos seguintes os partidos e máfias instaladas no poder se esforçaram muito para tentar difamá-la e destruí-la politicamente. Foram milhões e milhões de reais roubados de nós para investir em mentiras, perfis falsos, campanhas falsas… de todos lados, mentiras vermelhas e azuis.

Mas Marina não é apenas uma pessoa de índole indiscutível e de caráter comparável à lideranças como Gandhi e Mandela. Ela é, também, representante de um ideal. Um projeto de Brasil que EU quero para o meu filho e para os filhos dos meus amigos, e tenho certeza de que você também quer. Por isso quanto mais a atacaram, mais ela cresceu. Sem revidar, sem entrar no jogo sujo eleitoral, sem se dobrar ao aliciamento político e bilionário das máfias que sequestraram o Brasil.

Roubaram você para tentar convencer você de que ela é "fraquinha", que ela é pejorativamente da esquerda ou da direita puxadinho daqui ou dali, tentaram até difamar a família dela... Mas não podem mais encobrir a grandeza da verdade com suas pequenas e mal arrumadas mentiras. E o feitiço de ódio que plantaram na sociedade, nos colocando uns contra os outros, toda confusão que propositalmente cultivaram, minando toda e qualquer confiança em pessoas, instituições e fontes de informação, hoje, está se voltando contra o feiticeiro. Muitos já estão na cadeia, os outros inelegíveis. Como consequência desse ódio alçaram um sociopata irresponsável nas pesquisas eleitorais e desmontaram o que restou do governo para entregar à políticos corruptos e manter um presidente corrupto por mais alguns meses.

Nesse mundo de informações líquidas e cheio de desconfiança, eu só falo do que vivo em primeira pessoa. Evito ao máximo difundir informações às quais eu não tenho uma experiência pessoal que me permita um julgamento consciente sobre elas. Nos últimos 6 anos, em momentos diferentes, ajudei várias campanhas e trabalhei em duas Gestões da Rede (Pessoas que construíram a Rede e que quando foi homologada foram para a Rede). Experiências no legislativo e no executivo e, em todos esse anos, não passou nem perto de mim qualquer "proposta indecente". Vivenciei nesses mandatos processos inovadores que não vejo nem nas startUps mais "descoladas". Vi de perto que é possível mudar radicalmente os processos de gestão pública se houver vontade política e cidadãos conscientes. Descobri que dentre os gestores e funcionários públicos que operam a "máquina" nesse Brasilsão tem muita gente brilhante, dedicada e comprometida com a eficiência e a justiça, e que se frustram profundamente com os desmandos políticos. Eles estão só esperando uma oportunidade de arregaçar as mangas por um projeto de país que valha a pena.

Hoje precisamos equilibrar minimamente o jogo para que as pessoas saibam que tem uma oportunidade REAL de mudar os rumos do país e estou ajudando a levantar recursos para a campanha. Por meio da plataforma www.doemarina.com.br.

Como sabem o sistema eleitoral é feito para privilegiar quem já está no poder e manter sempre os mesmos. E a democracia, de fato, está em risco mais uma vez.

Isso não é apenas para levantar dinheiro, mas para mostrar para o Brasil que ele pode voltar a confiar em si mesmo. Mesmo que você, por qualquer motivo, não queira votar na Marina, é importantíssimo que ela tenha o direito de expor sua ideias e propostas como em qualquer democracia. E para isso é importante apoiar.

Termino com um trecho de uma música que fiz para o Movimento Marina Silva em 2009.

"Pessoas vão e vêm,
mas elas não vêm em vão.
MahatMarina tem
o mundo no Coração.
Tem o futuro nos olhos,
a História na Mente
e o presente nas mãos." 

Comentários